quinta-feira, 18 de março de 2010

[Do Baú] As Aventuras do Superboy (piloto da série, 1961)


The Adventures of Superboy surgiu no ano de 1961, através de Whitney Ellsworth, editor da National Periodical Publications, atualmente conhecida como DC Comics, juntamente com Vernon E. Clark que escreveram um total de 13 episódios para um nova série de televisão.

Depois de pronto os roteiros deram início as filmagens do episódio piloto da série, com direção de George Blair e produção do próprio Whitney Ellsworth, Bernard Luber e Robert Maxwell. Infelizmente, esse piloto nunca chegou a ser exibida por nenhuma emissora de televisão da época.

Segundo muitos autores, uma das razões do fracasso desse projeto foi o fato de os produtores da série terem escolhido e somente perceberam posteriormente, que o atores principais da série pareciam bem mais adultos do que deveriam. O personagem principal. por exemplo, se assemelhava mais ao Superman, do que exatamente ao Superboy, o que destoava completamente com o título e o enredo da série.

O episódio piloto era estrelado por John Rockwell, um jovem de 23 anos, como Superboy/Clark Kent e a atriz Bunny Henning, de 21 anos, como Lana Lang. O elenco contava ainda com a presença de Trudy Ellison, Marla Ryan e Mary Ann Roberts, nos papéis principais.

O episódio piloto foi chamado de "Raja´s Ransom" e era baseada quase que num mesmo enredo de uma outra aventura chamada "The Saddest Boy of Smallville" (algo como, O Menino mais Triste de Smallville), publicada em "Superboy NO.88", em abril de 1961.

Ela iniciava narrando um certo diava um dia na Faculdade de Smallville, onde estudavam também Lana Lang e Clark Kent, quando o professor pede para que um dos alunos, chamado Jimmie falar sobre seus pais e ele passa a contar de sua tristeza por seu pai ser um simples porteiro de um teatro local.

Pouco tempo depois nesse mesmo teatro, ocorre a exposição das famosas jóias conhecidas como "Raja´s Ransom", que é protegido pelo Superboy, mas um dos bandidos consegue distrair o herói e as jóias acabam sendo roubadas, mas graças a habilidade do pai de Jimmy de desenhar, ele consegue retratar os bandidos, que acabam sendo presos por Superboy. No dia seguinte, o professor pede a Jimmie para falar novamente sobre seus pais e ele conta de seu orgulho, pois graças ao seu pai, os bandidos puderam ser capturados.

Apesar do episódio nunca ter despertado interesse por nenhuma das emissoras da época, mais tarde, ela passou a ser disponibilizado num vídeo especial chamada "The Superman Super Store", que incluem, além do episódio piloto de Superboy, também de uma outra série chamada "The Adventures of Superpup", uma outra fracassada série que parodiava o Superman, com personagens vestindo roupas de animais, ao invés de humanos. Com o advento do DVD, a Warner Home Video lançou um quarto disco de "Superman: Ultimate Colector´s Edition" contendo o episódio piloto de Superboy.

Além do vídeo, existe também um livro sobre a série, escrito por Chuck Harter chamada "Superboy and Superpup". O livro traz os manuscritos dos primeiros 13 episódios de "The Adventures of Superboy" de 1961, inclusive diálogos e muitos quadros do episódio piloto. Também estão inclusos seções dedicadas a fracassada série "The Adventures of Superpup" e uma entrevista com a família de Whitney Ellsworth.

Elenco

John Rockwell como Clark Kent e Superboy
Bunny Henning como Lana Lang
Jimmie Drake como Jimmy Bates

Fred Drake como Ross Elliott
Trudy Ellison como Donna
Stacy Harris como Jake Ferde
Monty Margetts como Sra. Martha Kent
Charles Maxwell como Gynner Ferde
Richard Reeves como Shifty Barnes
Ray Walker como Sr. Edmond
Yvonne White como Srta. Gibson
Robert Williams como o Chefe de Polícia Parker


Links sobre esta produção que não chegou a ir ao ar...

http://www.tvsinopse.kinghost.net/a/advsuperboy61.htm
http://www.supermansupersite.com/rockwell.html
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewPicture&friendID=329951511&albumId=902842

Nenhum comentário: