segunda-feira, 29 de março de 2010

Analisando o processo judicial entre WB e criadores de "Smallville"


(Por Luiz Fernando)

Não vejo perigo da décima temporada ser ameaçada, isso porque esse tipo de processo se arrasta por meses, muitas vezes anos, até que ambas as partes reunam tudo que é solicitado e até paradas de auditoria. Isso já aconteceu em muitas ocasiões, mas geralmente na divisão de filmes e música da Warner.

E as acusações são verdadeiras. Não sei se notaram, mas o exemplo citado de "pacote para paises estrangeiros" é uma clara referência ao contrato da Warner com o SBT no Brasil. Por 120 milhões de dolares, a Warner liberou em 1999 todo seu acervo para exibição no SBT, contrato esse que perdura até os dias de hoje, e se não me engano, vence apenas em 2013.

A primeira vista, 120 milhões parece muito, mas se você botar no papel todos os filmes e séries inteiras que o SBT exibiu nos últimos 11 anos e que ainda exibirá nos próximos 3, você percebe como as produções acabaram totalmente subvalorizadas na negociação.

Só de filmes, o SBT deve ter exibido de 99 pra cá mais de 500 títulos da Warner. Afinal houve épocas em que tinha filme quase diáriamente no SBT. Agora, divide 120 milhões por 500. Dá menos de 10 mil dolares por filme, ou seja, mais barato até do que a produção de programas trash da tv brasileira. E isso porque estamos falando apenas de filmes. Agora pensem: fora os filmes que já exibiu e os que vai exibir, quantos episódios de quantas séries da Warner o SBT já exibiu? Agora, divida os 120 milhões pelo número de episódios de séries e de filmes exibidos e que ainda serão exibidos até o fim do contrato e veja o resultado. Vai dar menos de 500 dólares por produção (isso se não for bem menos).

No fim das contas, é como se o SBT tivesse tido que desembolsar apenas 500 dólares ou muito menos pra exibir cada um dos filmes do Harry Poter por exemplo, enquanto a Globo paga quase 2 milhões pra exibir Piratas do Caribe, já que compra os títulos avulsos.

Pro SBT foi um negócio da China. Pra Warner foi a maior preserpada da história da indústria de entretenimento americana.

Não é por nada que All e Milles ficaram putos da vida na sétima temporada por causa das reduções de orçamento da série. Ou seja, a série estava sendo vendida a preço de banana no pacotão da Warner no exterior e eles que tinham que se virar com o pouco dinheiro que liberavam pra eles fazerem a série justamente porque não dava lucro. Mas não dava lucro não por que não vendia, mas sim porque era vendida a preços irrisórios e todo mundo sabia disso. E os produtores e a qualidade da série que acabavam penalizados pelos erros financeiros da empresa.

Parece que depois de quase 3 anos finalmente os motivos de All e Milles terem jogado a toalha começam a ser oficializados.

E o pior é que essa ação eles ganham facinho. Não precisa ser auditor nem perito pra só pelo caso do SBT se perceber o que foi feiro. Essa eles levam facil, até porque é uma questão de continha de matemática simples. Menos de 500 dolares definitivamente não ajudam em nada nem pra pagar custo de produção, que dirá pra dar lucro, hauahauahauaha. Isso não ajuda a pagar nem a gasolina mensal que eles devem pagar pro Tom ir e vir do estúdio.

E vale lembrar que nesse caso, o erro é da própria Warner, que é quem elaborava a distribuia os pacotões Warner em vez de vender as produções de forma avulsa como as demais empresas faziam.

Eu sinceramente acredito que não iria interferir em nada, até porque o processo não visa tirar a série do ar, mas sim indenizar os que se sentiram prejudicados nestes anos todos por perdas e danos e receberem o que lhes é de direito. Os criadores não querem o fim da série, até porque continuam recebendo por ela. Mas eles recebem menos do que deveriam, e eles querem receber exatamente o que deveriam ter recebido se a série tivesse sido comercializada de forma convencional, e não integrante de um pacotão a preço de banana.

Que fique claro que eles não estão processando a CW ou a Warner em si, mas sim a WBTV que negociou os direitos da série na época. É como se fossem empresas diferentes, por isso se fala da verticalização no artigo, que dá margem para que empresas do mesmo grupo façam comércio ou se processem entre si como se fossem diferentes.

É só lance financeiro mesmo. Mero problema da boa e velha distribuição dos direitos de forma justa, o que nesse meio sempre dá merda.


Fonte: Smallville Brasil

3 comentários:

mrhide disse...

Pro SBT foi um negócio da China. Pra Warner foi a maior preserpada da história da indústria de entretenimento americana.

quem foi a anta que fez isso?
imaginem Smallville com mais recursos e verbas?
aff nem o perna longa e o patolino fariam uma coisa dessas.

ednilson disse...

devo confessar esperava um final da 7ª temporada digno uma luta triunfal de clark e lex e no fim o k acontece? absolutamente nada num tem pancadaria, simplesmente pede desculpas como se num tivesse escolha k final e a 8ª entaum, só serviu pra aproximar ck e lois, fora isso nada de mais, a sim o domsday mas alguém já assitiu o desenho a morte do superman? em k enfrenta o domsday mas quem o enfrenta? naum é ck e sim o superman, agora entendo o pork desse final tão fraco, faz sentido mesmo, uma pena smallvile já poderia estar com superman e grandes vilões se num fosse esse tal negócio da warner.

mrhide disse...

cara nessa temporada há grandes vilões veja o de hoje