sábado, 10 de outubro de 2009

De fã à super fã – criador do Kryptonsite fala sobre Smallville


(Essa matéria não é nova, mas por não conter spoilers, achei interessante postá-la aqui no blog).

O tempo e as baixas no elenco e na produção parecem não afetar o desempenho de Smallville em seu nono ano de joranada. Os fãs são uma ferramenta sólida na construção da história desenvolvida pela série.

O exemplo disso é Craig Byrne, 31 anos, dono do site mais conhecido sobre Smallville, o Kryptonsite. Em entrevista exclusiva ao TeleSéries, ele contou como tem sido sua relação com a série, as expectativas dos fãs, e as novas aquisições do show que se sustenta ao longo de nove anos.


Quando você decidiu criar o site?

Craig Byrne – Eu sempre fui fã do Superman. Aos 17, depois que terminei o colegial decidi fazer uma newsletter sobre Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman, que era chamada “Krypton Club Newsletter” e durou por muitos anos. Em setembro de 2000, anunciaram que faria uma série sobre Clark Kent quando era adolescente, então criei uma pequena página sobre isso. Logo consegui minha primeira entrevista com os criadores do show – Al Gough e Miles Millar – e foi aí que eu estabeleci o Kryptonsite. Uma idéia simples que deu certo.

O que você esperava dessa série naquela época? Suas expectativas foram preenchidas?

C. B. – Eu acho que a primeira coisa que pensei foi em uma série que haveria uma fantasia e alguns vôos, mas isso definitivamente foi diferente. Eu não esperava ver o Lex Luthor que eu gostaria, ou ótimos personagens originais como o Lionel ou a Chloe, e eu não esperava ter tanto heróis “convidados”. Ah, eu também não esperava que a série durasse por oito ou nove temporadas! Mas eu estou satisfeito que tenha conseguido. A série me surpreendeu muito.

Você reporta em seu site algumas visitas ao set de Smallville. Como são em geral essas visitas?

C.B. – Ano passado eu estava em Vancouver (onde a série é filmada) para fazer algumas entrevistas para o “Guia Oficial da Sétima Temporada de Smallville”. A equipe da série é um grupo incrível e uns dos mais receptivos que eu já conheci, então eu diria que essas visitas são excelentes. Todos mundo foi ajudou bastante para ter certeza de que eu teria um bom material para o meu livro.

Quando lidamos com Superman, temos que falar em milhões de fãs. Como eles reagem a série?

C. B. – Isso depende muito. Há alguns fãs que são muito apegados aos quadrinhos, e esses dispensam qualquer referência a Smallville. Mas são esses fãs que estão na primeira fila quando alguma coisa como a Legião dos Super-Heróis aparece na série. Há também aqueles que nunca leram uma revistinha antes, e que se interessam apenas pela mitologia do show. Claramente, Smallville tem feito algo bom, senão não duraria tanto.

E o que é exatamente essa nova mitologia?

C. B. – Os produtores da série querem que ela possa convergir com Superman que nós conhecemos nos quadrinhos. Mas certamente Smallville já conseguiu criar elementos que já fazem parte da mitologia usada pela DC, como por exemplo, a chuva de meteoros. Alguns artistas vêm usando a imagem do John Schneider para desenhar o Jonathan Kent, acho isso um tributo.

E para não interferir muito na mitologia original, a DC Comics junto à Warner colocaram muitas restrições ao uso de alguns elementos da história do Homem-de-Aço na série…

C.B. – Eu acho que o desenvolvimento do filme Superman – O Retorno foi o causador de tantas restrições, que estão sendo suspensas agora. Eu realmente não acho justo, porque os filmes deveriam seguir seu próprio curso – porque eles deveriam interferir um ao outro? Eu ainda espero que eles possam usar o Bruce Wayne algum dia, essa restrição desaponta a muita gente.

Mas algumas restrições caíram há tempos, não?

C.B. – Sim. Eu acho que tivemos sorte em poder usar a Lois Lane, Jimmy Olsen, Ajax, Bart Allen, O Arqueiro Verde, e todos os outros personagens da DC que eles já usaram. Apesar que as vezes eles exageram, como em Plastique…


(Trechos extraídos de uma entrevista do TeleSéries)

Nenhum comentário: