terça-feira, 28 de outubro de 2008

[Review] Smallville 8.06 - "Prey"







O que posso dizer...após um início meio fraco nessa temporada, "Smallville" deu uma melhorada. Mostrou isso em "Instinct" (8.4) e "Committed" (8.5). Mas foi nesse 6º episódio, intitulado "Prey", que a série realmente voltou a ser o que era, com mais ação.
Após um início de episódio, onde ao término de uma reunião com infectados na Fundação Ísis, uma jovem é encurralda num beco escuro e, misteriosamente, arrastada para as sombras (num clima bem típico de terror), somos apresentados a um novo Clark Kent.
Que Tom Welling já vinha fazendo uma interpretação mais madura de Clark Kent, não é novidade. Mas nesse episódio, ele se superou! Vimos um Clark Kent fazendo serão após o trabalho no Planeta Diário, ouvindo as chamadas via-rádio da polícia e saindo pela cidade, praticando atos de heroísmo, sem que ninguém o visse.
Realmente, essa parte, em especial, no episódio me chamou muito a atenção, pois eu estava de frente com um verdadeiro herói, um verdadeiro Superman (só que sem uniforme, claro!)
E é num desses salvamentos que Clark encontra um grupo de pessoas seriamente feridas num prédio. Acontece que Davis está entre os feridos, mas não se lembra de nada do que aconteceu.
Enquanto isso, Clark recebe uma ajuda inesperada para investigar o caso: O Caçador de Marte (novamente interpretado por Phil Morris). Depois de perder seus poderes para salvar Clark (8.1 "Odyssey"), o marciano usou seus contatos em Metrópolis e se tornou o Policial-Detetive John Johnes. Uma ótima maneira de poder ajudar, mesmo sem poderes.

A polícia afirma que não há indício de explosão no prédio. Clark desconfia que a causa disso tudo seja um "freak" (infectado por meteoro).
Rapidamente, ele vai até a Fundação Ísis, a fim de conseguir com Chloe uma lista dos 'infectados' que frequentam a clínica.
Por motivos de ética prosfissional, Chloe se nega a compartilhar os nomes com Clark, gerando um conflito de amigos. Mas Clark utiliza um outro poder seu (memória-geográfica) para memorizar os nomes e imediatamente a polícia já tem seus suspeitos.

Porém, a coisa piora quando Clark, através de um contato com John Johnes, passa a desconfiar que Davis tenha algum envolvimento com os estranhos crimes que tem ocorrido na cidade. E, talvez, ele tenha razão: Davis tem tido estranhos apagões de memória e suspeita que ele mesmo seja o "assassino" que tem aterrorizado Metrópolis.
Mas Chloe está determinada a provar que Davis é inocente, deixando o paramédico surpreso.

Paralelo a isso, tem mais alguém através de um furo de reportagem, ou melhor, querendo provar algo a todos.
Jimmy está decidido a provar a todos que existe "alguém" realizando todos esses salvamentos e atos heróicos em Metrópolis. E isso só reforça o conselho de John Johnes a Clark: "Toda essa obesseção em salvar a todos...você corre o risco de acabar expondo demais sua identidade. Talves você devesse usar...um disfarce?!"

Clark encontra arquivos suspeitos no armário de Davis, assim como fotos tiradas das vítimas dos assassinatos, e vai confrontar o jovem paramédico, que nega tudo.

Jimmy não desiste e convence Davis a levá-lo junto na ambulância na próxima vez que o "assassino" estiver agindo. E não é que ele dá sorte?...ou seria melhor dizer: azar?
Os dois recebem uma chamada e vão até o local indicado. E há realmente alguma "criatura" agindo por lá.
Clark recebe um pedido de socorro de Jimmy e corre até o local, onde presencia uma "sombra" atacando Davis, e depois Jimmy.
Por fim, Clark consegue deter a tal "sombra" antes que ela mate Jimmy, e descobre que realmente se trata de um dos 'amigos infectados' de Chloe.

No fim, Clark percebe que terá mesmo de se cuidar com Jimmy, pois ele está mais determinado do que nunca para descobrir "a verdade", após ser 'misteriosamente' salvo da "sombra assassina".

Enquanto isso, o garoto responsável pelos últimos ataques é levado até uma instalação secreta e se depara com a secretária de Tess Mercer, que sabe quem ele é, assim como também sabe que os maiores assassinatos não foram provocados por ele, mas sim por "alguma coisa que está lá fora".
E, realmente, percebemos que Davis esconde um "mal interior" nele.

Episódio excelente! Misturando ação com muito suspense. E o melhor: Clark sendo quem ele realmente deve ser: um herói. Um dos melhores episódios da série.

[NOTA 9,5] = Não levou 10, pois eu esperava mais da cena em que Clark derrota a "sombra".

Nenhum comentário: