sábado, 20 de fevereiro de 2010

[Review] 9x13# Persuasion

Um bom episódio. Manteve o bom nível da temporada e deu seguimento à trama principal da temporada (kandorianos). E já, de cara, quero destacar os principais acontecimentos (pra mim) do episódio:

* Chloe levando uma surra da Tess
* Clark X Tess
* O funeral kryptoniano
* A cena final

Bem, apesar disso (e dos ótimos efeitos especiais, que estão dando show nessa temporada!), não foi um Grande episódio como..."Warrior", por exemplo. Quer dizer, teve a cena da Chloe levando uma surra (e isso já valeria o episódio inteiro!), Tess na banheira...mas também teve algumas partes mornas, como (é, acreditem!) as cenas Clois.

Não vou me estender muito nesse review, pois mal durmi essa noite, além de ter passado a manhã inteira em função da montagem do 1º vídeo da minha banda de metalcore/hard rock S150. Então, vamos nessa:

O episódio começa de forma interessante. Vemos ali o dinamismo da dupla icônica do Planeta Diáio. Lois sobe em Clark para espiar por cima do muro o que há nas instalaçoes da Corporação Rao. (Me lembrou muito uma cena de "Superman: Secret Origns# 3")
É Dia dos Namorados (Valentine's Day, nos EUA), e Clark acha que seria melhor eles estarem curtindo o seu namoro, e não correndo atrás de uma matéria. Clark foi criado no campo e o que ele quer mesmo é um relacionamento à moda antiga, mais tradicional.
Eles caminham pelas ruas de Metrópolis, onde casais festejam o seu, segundo Lois, "dia comercial criado por empresários para lucrar". Bem, verdade, mas para Clark, curtir esse dia juntos ainda não seria uma má idéia. Eis que surge aí a Sininho...ops, digo, uma garota vestida de fada, que joga um "pó mágico" nos casais. O pó passa por Lois e Clark. Porém, Clark é afetado e logo percebemos que o "pó de pir-lim-pim-pim" é feito de kryptonita. Kryptonita mágica....tá bom, fazer o que né? Já tivemos chiclé de kryptonita, dinheiro de kryptonita, gibi enfeitiçado...o que é uma kryptonita mágica?! (e da cor branca, pelo jeito). Voltando ao Planeta Diário, o casal continua a discutir a sua relação, quando Clark diz que gostaria de passar mais tempo com ela, que ela não colocasse o trabalho sobre o namoro deles e....bem, eis o efeito da nova kryptonita: persuasão (como bem diz o título do episódio).












Aí partir daí começam as confusões. Sem saber do seu novo "poder", Clark acaba persuadindo as pessoas a fazerem o que ele diz. Após o primeiro ocorrido, Lois se demite do Planeta Diário e vira uma dona de casa tradicional, com roupa e avental tradicional (até cabelo tradicional)...Em outra palavras, uma Lois Lane 'a la Martha Kent'. A cara de surpreso do Clark ao ver aquilo foi a mesma que a minha. É, foi engraçadinha até, Lois preparando o jantar, quando Clark chega em casa, ele dando a carne queimada para o Shelby. Mas sinceramente...se a idéia era prestar uma homenagem às Lois Lanes dos antigos seriados preto-e-branco do Superman...foi mal, não deu muito certo.









E não pára por aí, Chloe também acaba "persuadida" quando Clark afirma que gostaria de tê-la mais ao seu lado, o cobrindo como antigamente. A cara de psicótica dela, dizendo: "Eu vou protegê-lo, Clark!" kkk
Bem, sobra para Lois, que acaba confrontada pela prima loira. Ao saber que Lois vai morar com Clark na fazenda, Chloe trata de querer expulsar a prima (!), já que considera isso um risco à identidade secreta do amigo. Elas discutem e Chloe realmente rebaixa a prima, descendo o nível e tocando em feridas da personalidade de Lois. Olha...ô ceninha chata! Pior que a do jantar...Chloe está tão chata que nem parece que eu gostei dela em "Warrior"! E tudo termina com uma Chloe má com cara de bunda, uma Lois chorona e um retrato Clois quebrado (desde quando eles tem esse retrato?!?)







Ainda bem que Clark tem outros afazeres, e isso nos leva a ver seu relacionamento com os kandorianos. Percebe-se o quanto ele se preocupa em ajudá-los a se adaptar na Terra, e como os kandorianos já o vêem como um líder. Sabe, cada vez mais vejo a influência da saga quadrinística "New Krypton" no tema kandoriano dessa temporada. Não duvido que na season finale (caso haja uma 10ª temporada), Clark vá para o espaço conduzindo os kandorianos (claro, pra isso ele terá de aprender a voar! ¬¬) E Clark decide usar dessa influência para perguntar a Alia e Faora uma das principais perguntas dessa temporada: "Quem matou Jor-El?"
Clark, claro, desconfia de Zod, mas elas não dizem nada e (note a admiração delas por Kal-El) o aconselham a tomar cuidando com isso, já que muitos soldados ainda são fiéis a Zod.

Falando em Zod, o major kandoriano espia pela fresta de uma porta uma cena que certamente fez muito marmanjo babar na frente da tela do PC. E não é pra menos! Afinal, não é todo dia que vemos Tess (quase) nua numa banheira. "Quase" porque a espuma do banho encobre, propositalmente, partes íntimas da musa. (Nosso amigo Mr.Hide quase teve um troço! kkk). Eu sempre disse que as cenas entre Zod e Tess renderiam muito. Seja através de diálogos que nos lembram os antigos embates entre Lex X Lionel, seja através das ótimas atuações (que lembram os ótimos Michael Rosembeau X John Glover) ou as provocações sexuais (que não lembram em nada Lex X Lionel!). Interessante ali na cena foi Tess jogando charme pra cima de Zod, afirmando que ela é a única que possui o código dos satélites, e ele revidando que, graças as digitais dela na taça de champagne, agora ele possui a liberação para os satélites. Curto muito esse "jogo de gato e rato" entre eles. E, digo, até o final dessa temporada, algo "explosivo" entre os dois vai acontecer: seja Tess ferrando com Zod, Zod ferrando legal com Tess, ou algo a mais entre os dois! Ah, também ficamos sabendo que em menos de 2 dias, as Torres estarão prontas!






Após uma rápida e eficiente investigação, onde minuciosamente nosso repórter Clark Kent "interrogou" a 'fada Sininho', descobriu sozinho que o pó é originário de uma mina de pedras (meteoro) em Smallville, ou seja: kryptonita. Óooohhh....
Mas antes de buscar uma solução para seu problema, Clark recebe um chamado de socorro. Não, esse não é um trabalho para o Borrão, mas para Clark Kent, via 911 mesmo...
Voltamos ao ponto morno do episódio...Vemos Lois, no sótão, em frente a um espelho derramando suas lágrimas. Quando vi a cena, achei que Lois estava vestida de Cinderela antes de perceber que o vestido tradicional de antes (aí era dose mesmo...aff!) Clark chega e, apesar da cena chatinha, serviu para ambos discutirem o seu relacionamento. Lois colocou em pauta suas inseguranças quanto ao relacionamento deles (ela ainda sente os efeitos das perdas anteriores) e Clark comprova que a ama e que realmente quer que eles vivam juntos para sempre. Pra sempre? Oba. Lois logo veste o vestido de noiva que pertenceu a Martha e sai desfilando doida pelo corredor da casa (ok, confesso: foi engraçado! kkk) Só não gostei de terem trocado a música de fundo dessa cena: tiraram a trilha hard rock 80's pra colocar aquela coisinha pop da moda ¬¬













Enquanto isso, a "epidemia persuasiva" continua e o "persuadido" da vez é o Dr. Hamilton. Ok, eu queria que ele tivesse uma participação maior num episódio da série, tal como em "Metallo" ou "Rabid" (afinal, ele pode assumir o lugar da Chloe numa possível 10ª temporada). Ok, não foi o que eu esperava aqui...

CLARK: Emil, quero que você relaxe!

Dito e feito. Agora pergunto, qual foi a graça em ver Alessandro Juliani mudar de um cientista sério e apavorado (devido aos spywares que Chloe lançou nos computadores da WatchTower) para um cara zen, relaxado? Ok, vamos levar em conta algo que poucos devem ter percebido: "Dr. Hamilton foi a chave do episódio!" HÃ?! É, isso mesmo. Afinal, foi Emil quem induziu Clark a tirar proveito desse novo poder, ao invés de apenas reprimi-lo. Clark então cede ao poder do meteorito e faz aquilo que há muito tempo ele queria (e deveria ter feito): confrontar Zod acerca da morte de seu pai biológico. Zod, então, é persuadido a dizer que..."não". Não foi ele quem assassinou Jor-El, o que deixa Clark surpreso. Porém, o major (que já demonstra certa inveja por Clark conquistar tão rapidamente o afeto de seus comandados) comenta que Tess deve ser a mente por trás do assassinato, afinal foi ela quem sinalizou e sequestrou Jor. Clark se nega a vingar a morte de seu pai, porém Zod não é vilão e estrategista à toa. Mesmo sem o poder de persuasão por kryptonita, ele fomenta o ódio dentro de Clark, provocando, dizendo que ele torturou e bateu muito em Jor-El...mas não o matou, pois apesar de tudo era como um irmão para ele. Clark dá uma de "Anakin Skywalker" e sucumbe ao lado sombrio da for...hã, do pó (ele persuadiz a si mesmo), e vai atrás de Tess Mercer.










Agora sim, uma das melhores sequências de cenas de "Smallville". Ainda sob efeito da persuasão, Chloe invade a sala de Tess e se apossa do computador dela, a fim de hackear arquivos sobre Clark. Mas a diva da LuthorCorp aparece e logo tem início um confronto de megeras! Chloe dá um tapão em Tess e (já era de se esperar) aponta uma arma para a milionária caída no chão. Mas Tess revida e logo faz a loirinha nerd de sapato. MeuuDeulllllllls...que surra! Chloe é arremessada, é espancada, é puxada pelos cabelos e tragada ao chão....Nossa, essa surra lavou minha alma...."quase" valeu pelo episódio inteiro! Assim, Tess toma a arma e...o Borrão surge como vento e a leva para a rua, arremessando-a no chão e criando um círculo de fogo em volta dele e de sua "vítima" (Sejamos sinceros: se não fosse CK aparecer, Chloe já era!). A cara de assustada da Tess...a cara de raiva reprimida do Clark. Muito show essa cena! O Borrão acusa Tess de assassinar seu pai, mas a verdade é que Tess também não foi a responsável. Cego pelo ódio e sem acreditar nas desculpas de sua chefe, o Borrão vai disparar sua visão de calor nela, quando simplesmente enfraquece e cai, sob o efeito da kryptonita verde, erguida por uma Chloe persuadida, que tem como missão proteger seu amigo Clark Kent, mesmo que isso signifique protegê-lo de si mesmo (de onde ela tirou uma kryptonita tão rápido?!). Muito boa essa cena. Já disse isso mil vezes, mas "Smallville" está caprichando em produção nessa 9ª temporada (e se for pra ser assim também numa 10ª - eu quero!)

















A cena a seguir certamente é chocante e, de certo modo, muda os rumos que eram previstos para o final dessa temporada. Alia chama Zod em particular, para relatar a seu comandante que foi ela a responsável pela morte de Jor-El. Ali vimos que Alia havia se arrependido do que fez, afinal ela conheceu Kal-El e viu como ele era - a morte de Jor-El não era necessária, já que não representava perigo a eles. Compartilhamos também dos sentimentos de Zod, que sofre pela morte do amigo, mas também sofre por ter de cumprir a justiça kryptoniana e castigar com a morte uma de suas mais fiéis servas kandorianas. Apesar do senso de justiça, a lei kryptoniana age de maneira severa, já que todos são tanto vítimas, quanto juízes e carrascos. Não é o que Zod queria, mas os princípios kryptonianos vem em 1º lugar, uma característica que o faz ser tão respeitado como líder. Apesar disso parecer meio "sinistro", devo dizer que a cena do funeral kryptoniano de Alia é lindo. Num clima mais sombrio, com exceção de luz de velas, os kandorianos honram a irmã falecida, enquanto Zod põe fogo no corpo - remetendo-nos aos antigos rituais de guerra. O Borrão chega ao funeral e logo ele e Zod tem um novo confronto. De um lado, Zod (o autoritarismo, a justiça a qualquer preço), e do outro, Clark (a bondade, o perdão pode substituir a justiça). A rivalidade entre os dois aumenta, à medida que Zod começa a perder a paciência no filho de Jor-El, e Clark (Borrão) percebe que não poderá mais aliviar a barra com seu povo. A questão agora é: a morte de Alia afetará o futuro mostrado em 9x09 "Pandora"? Parece que sim. Mas que consequências isso trará agora?












Uma vez anulado os efeitos da persuasão, Clark e Lois desmentem a notícia de que se casarão (Meu Deus, até no jornal foi parar!). Percebe-se que, apesar da sua armadura de proteção, no fundo Lois realmente queria aquilo. Clark percebe, mas está disposto a seguir o ritmo dela e assim voltarem a mover esse relacionamento de forma mais devagar. A conversa deles termina num abraço, e essa foi a melhor cena Clois do episódio.







Enfim, a cena final...e a melhor de todo o episódio. Ao som de um rock pesado, o Borraõ observa de longe as torres de Zod. Pensativo e com o coração dividido, o herói toma uma importante decisão (talvez a mais importante de toda a temporada até aqui) e dispara uma rajada de fogo dos seus olhos que vão em direção as torres. Perto dali, Zod concedia entrevista a imprensa (publicidade kryptoniana?), quando é surpreendido pela explosão. O ato que ali, literalmente, mata o seu sonho. Chegou a me dar pena dele nessa cena. Afinal, imagine você batalhar tanto por alguma coisa e ver esse sonho ser destruído bem diante dos seus olhos. As consequências da morte de Alia começam a surgir...afinal, sem Alia (que seria o ponto de encontro, a 'cosntante' do fluxo temporal) e a destruição das torres põe por terra, literalmente, os eventos mostrados em "Pandora". Ou será que, de alguma forma, Alia ainda possa aparecer viva? Será mesmo esse o fim das torres e dos poderes dos kandorianos? Para os que reclamavam, Clark enfim tomou uma atitude quanto as torres. A questão é: ele fez certo?
Uma coisa é certa: com ou sem poderes, a guerra entre Clark e Zod acaba de ser declarada...










Alguns até podem pensar que eu não gostei muito do episódio. A verdade é que (pra mim) "Warrior" foi melhor, apesar de "Persuasion" ter mais importância devido à ligação com a trama principal da temporada. Acontece que não gostei das primeiras cenas de persuasão (Lois cozinheira, Chloe X Lois, Emil vagabundo)...achei um tanto chatinhas e inúteis pro desenvolvimento do episódio. Tentaram dar uma ênfase na comédia, mas verdade seja dita, "a cena da latinha em Warrior" já bateu qualquer cena cômica que já houve ou há de vir na série (é como querer bater 4x06 "Yellow Fever" de Supernatural!)
Bom, fora isso, gostei muito do episódio. Gostei de toda essa atmosfera "New Krypton" (ainda acho que Clark vai pro espaço na season finale rsrs) e, novamente, os efeitos visuais e a produção estavam impecáveis.
Ansioso para ver o que acontecerá em relação a Clark e os kandorianos. Pelo preview, já deu pra perceber que a coisa vai esquentar ainda mais entre Clark e Zod em 9x14 "Conspiracy". Até lá!

NOTA 8,5

2 comentários:

mrhide disse...

muito bom 8.5 boa nota

Anônimo disse...

Realmente, o episódio saiu bem do ritmo da temporada.Tentaram dar destaque a relaçã clois e era prá ter graça mas acabou não funcionando.Os altos e baixos emocionaonais de Lois já estão meio batidos.Acho que o episódio só ganhou o aspecto da temporada após
a cena de Clark e ZOD.Chloe realmente apanhou mas foi coerente, afinal ela sempre foi a garota nerd google-girl mas achei que ela reagiu muito bem.A luta dela com TESS foi muito boa e direção do episódio excelente.CAssidy Freemam roubou a cena com uma atuação fantastica.Ela demostrou um realismo muito grande na cena dela com Clarck.Pena que ela é tão subaproveitada no seriado.