sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

[ESPECIAL#2] Justice in Society: Os heróis de Smallville


Gavião Negro é um super-herói da DC Comics. Criado por Gardner Fox e o artista Dennis Neville, o Gavião Negro original teve a sua estréia em Flash Comics #1 (1940).

O GAVIÃO PRÉ-CRISE (Smallville)

O Gavião Negro da Era de Ouro foi Carter Hall, um arqueologista que era a reencarnação de um príncipe do Antigo Egito. Ele e a Garota Gavião usaram as mesmas ferramentas expostas no museu para combater o crime. Assim como muitos heróis da Era Dourada, Gavião Negro deixou de ser publicado após a Segunda Guerra Mundial. Na Era de Prata, a DC introduziu novas versões de diversos personagens. Os novos Gavião Negro e Garota Gavião eram policiais do planeta Thanagar que ficaram na Terra para ajudar as forças policiais humanas, e a Liga da Justiça, a lidar com os Supervilões. Ouve um desenho com ele e a mulher gavião.

O GAVIÃO PÓS-CRISE

Milhares de anos atrás, Príncipe egípcio Khufu e sua amante, Chay-Ara, entraram em contato com metal "enésimo" (nith), um elemento do planeta Thanagar. A exposição ao elemento imprimiu neles memórias Thanagarianas e, combinado com o amor deles, fortaleceu suas almas e o laço entre elas. Eles foram assassinados em seguida por Hath-Set, um sacerdote corrupto de Anubis. Em suas subseqüentes reencarnações, Khufu e Chay-Ara sempre renasciam destinados a se encontrar e se apaixonar.

Nos anos 40, Khufu emergiu como Carter Hall que com a ajuda do metal antigravitacional enésimo tornou-se o Gavião Negro. Tanto Carter como Shiera, sua namorada, entraram para a Sociedade da Justiça. Ele comandou a equipe durante muito tempo. Carter e Shiera se casaram e tiveram um filho, Hector Hall, que adotou o nome de Escaravelho de Prata e participou da Corporação Infinito, com outro par de asas (Hector tornou-se mais tarde o Sandman e é o atual Sr. Destino).

Com a dissolução da Sociedade da Justiça, Carter e Shiera também se aposentaram... por pouco tempo. Uma nova era heróica começava após a primeira aparição do Superman em público. Logo foi formada a Liga da Justiça. Isto inspirou a volta da Sociedade da Justiça, mas Carter e Shiera se juntaram à Liga como forma de unir os dois grupos.

Após o Gavião Negro e a Sociedade da Justiça serem aprisionados num limbo interdimensional onde deveriam lutar eternamente contra o Ragnarok, surge então o segundo Gavião Negro, na verdade o espião Thanagariano Fel Andar. Pouco se sabe do passado do espião Fel Andar. Existe a teoria de que Andar já estava em Terra antes dos Halls entrarem no limbo. Assim que partiram, ele assumiu seu lugar como Gavião Negro II. Talvez ele tenha ajudado a Liga em várias ocasiões, fingindo ser Carter Hall Jr. o tempo todo. Isto lhe daria um tempo razoável para estabelecer sua reputação, achar uma terráquea agradável, convencê-la de que ele era um bom sujeito, casar-se com ela e torná-la sua parceira.

Ele enganou a Liga, dizendo que seu "pai", Carter Hall, era de fato um alienígena Thanagariano chamado Katar Hol, um nome que de alguma maneira surgiu na cabeça de Andar, talvez por causa de sua semelhança para Carter Hall. Como um dos Homens Alados, Fel poderia ter conhecido Katar jovem. De qualquer forma, quando a Liga de Justiça Internacional o convocou, ele estava compreensivelmente receoso de aceitar, provavelmente temendo ser descoberto. Talvez ele estivesse começando a gostar da vida na Terra ao lado de Sharon, mas recebeu ordens de Thanagar para que se infiltrasse na Liga já que a Invasão estava se aproximando. Foi esse segundo Gavião, que viajou até Krypton com o Superman e fingiu ajudar o Homem-Animal e a Liga Internacional durante a saga Invasão!. Quando sua verdadeira identidade foi descoberta, foi exilado assim como todos os alienígenas derrotados. Antes disso porém, ele assassinou sua companheira pois ela havia descoberto sua identidade.

Mas esta não foi a primeira vez que Thanagar tentou invadir a Terra e nem foi a primeira vez que eles mandaram um espião para cá. Lembram-se de Perry, o amigo de Carter que ajudou a duplicar o metal enésimo? Pois bem, seu verdadeiro nome era Paran Katar e ele havia sido enviado para cá na década de 40 estudar a Terra para uma futura invasão. Thanagar era um planeta beligerante, imperialista, totalitário, corrupto e racista, onde a classe privilegiada vivia em enormes torres; e a ralé, no submundo, mantendo o padrão de vida dos poderosos.

Estava tudo preparado para a invasão quando Paran retornou e trouxe consigo o Metal enésimo. Na bagagem, ele levou o seu filho com uma índia Cherokee, Katar. Em Thanagar, o Metal enésimo possibilitou a criação dos Homens Alados (a polícia do local, com seus uniformes inspirados no de Carter Hall) e a construção de enormes torres, que aliviaram o problema de falta de espaço em Thanagar (cerca de 90% da superficie planetária é coberta por oceanos) e cancelou - por enquanto - os planos de invasão da Terra.

Além de cientista, Paran também era feiticeiro e para ativar as propriedades antigravitacionais do metal enésimo, ele erroneamente chamou um anjo e o jogou no inferno. Esse anjo é o "Deus Gavião", responsável pelo vôo de todos os "Campeões Alados".

Katar Holl cresceu e se tornou membro dos Homens Alados. Ele estudou a fundo a cultura e a história de Thanagar, um período que contrastava muito com a recente decadência. Hoje, Thanagar era um mundo agressivo, detentor de um vasto território estelar. A classe aristocrática dominante morava em elevadas torres, muito acima da Cidade baixa - um gueto que se estendia por todo o planeta, habitado por trabalhadores escravizados das mais variadas raças alienígenas. A grande virada na vida de Katar se deu com a trágica morte de seu pai. Um homem alado chamado Byth, sem o conhecimento de seus superiores, fornecia armas aos habitantes da Cidade Baixa e traficava as drogas lá produzidas para os aristocratas nas torres. Byth descobriu que Paran Katar era secretamente um simpatizante do movimento revolucionário dos alienígenas oprimidos, e que fornecia a eles alimentos e remédios.

No entanto, Paran desaprovava o tráfico de armas e o resultante aumento da violência entre os habitantes da Cidade Baixa. Assim sendo, Byth decidiu eliminá-lo. Ludibriando seu colega Katar Hol, fez que ele disparasse contra o próprio pai. Em seguida, perante as autoridades, o traiçoeiro Byth afirmou ter descoberto uma enorme conspiração encabeçada por Paran Katar e foi recompensado, enquanto Katar Hol foi enviado para o exílio Ilha da Chance, condenado a passar ali dez anos. Antes de ser banido, Katar Hol havia se tornado dependente de uma droga sintetizada na Cidade Baixa. Enlouquecido devido à síndrome de abstinência, assassinou um sacerdote alienígena também exilado no local. Ao fim da pena de dez anos, Hol foi contatado pela mulher alada Shayera Thal, nativa da Cidade Baixa. Ambos denunciaram Byth e revelaram seu verdadeiro papel como líder da conspiração e traficante de armas. Os regentes de Thanagar proclamaram Katar Hol um herói e o reincorporaram aos homens alados. Todavia, Byth fugiu para a Terra.Algum tempo depois, Katar e Shayera, agora oficialmente parceiros, rumo ao nosso mundo em viagem diplomática. Katar queria aproveitar a chance para encontrar Byth e o levá-lo à justiça.

Hol e Thal envolveram-se no combate ao crime na terra, e ficaram conhecidos como Gavião Negro III e Mulher-Gavião III. Katar mostrou-se muito interessado nos sistemas de governos da Terra, principalmente no dos Estados Unidos. Com o passar do tempo Katar passou a cada vez mais se parecer com um nativo-americano. Encontrou sua mãe, que ensinou-lhe alguns encantamentos, bem como a ler a aura das pessoas. Pouco tempo antes da "Zero-Hora", o Deus-Gavião escapou do inferno e destruiu Thanagar, rumando diretamente para a Terra. Como única forma de derrotá-lo, Katar teve que se fundir a Carter e Shiera (que já tinham voltado há tempos do limbo), bem como aos espíritos de todos os outros "Campeões Alados". Shiera não sobreviveu a fusão e morreu, deixando Carter sem sua alma gêmea.

Katar foi o único que sobrou, mas estava um pouco diferente, pois se transformou num "ser" de mais de dois metros de altura, com as lembranças de todos os "Campeões Alados"; e muitas habilidades extras, como as asas, que agora brotavam das suas costas e seus olhos de águia. Katar lutou contra ameaças místicas e outras ameaças, até que, durante a Vingança do Submundo, o demônio Neron fez com que todas as almas na cabeça de Katar acordassem e fizessem bastante barulho, a ponto de enlouquecê-lo com desejos assassinos. O herói, então, resolveu entrar na mesma dimensão para onde havia mandado o Deus Gavião: o limbo.

No limbo, Carter Hall foi separado de Katar (que depois veio a falecer). Ao retornar, Carter reconheceu imediatamente em Kendra, a nova Mulher-Gavião a alma de sua amada. Porém, Kendra não aceitou os fatos. Pela primeira vez, uma das almas gêmeas rejeitou a outra.

Durante algum tempo o Gavião Negro se ocupou em desvendar os mistérios de St. Roch, viajou para terras exóticas, enfrentar criaturas e vilões novos e antigos, e lutou para reacender o amor em sua alma gêmea, Mulher-Gavião. Também se tornou membro da Sociedade da Justiça, assim como Kendra.

Atenção usuários.Contém spoilers sobre A Noite Mais Densa.
(BAIXE AS HQ'S DE "A NOITE MAIS DENSA" AQUI!)

Porém no início do evento A NOITE MAIS DENSA (BLACKEST NIGHT), Carter e Kendra são assassinados pelos antigos amigos Ralph e Sue Dibny, que se tornaram lanternas negras (zumbis a serviço da força negra, liderada pelo vilão Mão Negra). Após suas mortes chocantes, os dois se tornam também lanternas negros. Ainda não se sabe se eles retornarão ao seu estado normal após o fim da saga.

Além disso, descobriu-se que o corpo de Khufu e sua amante, Chay-Ara, estavam cristalizados dentro da bateria central das Safiras Estrela, no planeta Zamaron. Porém, os anéis negros invadiram a bateria e ressusitaram Khufu e Chay-Ara, os tornando parte da tropa dos lanternas negros.

#Ficha Técnica

GAVIÃO NEGRO

* Nome Verdadeiro: Carter Hall
* Outros nomes conhecidos: Falcão Negro e Falcão da Noite
* Ocupação: Arqueólogo
* Estado civil: Solteiro
* Base de operações: St. Rock
* Afiliação: Sociedade da Justiça
* Peso: 88kg
* Altura: 1,85m
* Olhos: Azuis
* Cabelos: Castanhos

GAVIÃO NEGRO II

* Nome Verdadeiro: Fel Andar
* Outros nomes conhecidos: Falcão da Noite
* Ocupação: Espião Thanagariano
* Estado civil: Viúvo
* Parentes conhecidos: Sharon (esposa, falecida)
* Afiliação: Liga da Justiça Internacional
* Peso: 81,5kg
* Altura: 1,85m
* Olhos: Castanhos
* Cabelos: Pretos

GAVIÃO NEGRO III

* Nome Verdadeiro: Katar Hol
* Ocupação: Policial e embaixador
* Parentes conhecidos: Paran Katar (Pai falecido) e Naomi Carter (Mãe)
* Estado civil: Solteiro
* Base de operações: Chicago
* Afiliação: Liga da Justiça Internacional
* Peso: 88kg
* Altura: 1,85m
* Olhos: Azuis
* Cabelos: Pretos

#Curiosidades
Quando o desenho dos Superamigos foi exibido no Brasil, Gavião Negro (Hawkman em inglês, tradução: Homem Falcão) foi chamado de Homem-Aguia.


Sideral é a alcunha de dois personagens de Histórias em Quadrinhos (banda desenhada, em Portugal), pertencentes à empresa estadunidense DC Comics. O legado de Sideral conecta-se, também, com o legado dos Starman.

SYLVESTER PEMBERTON

O Sideral original foi Sylvester Pemberton, ainda na Era de Ouro. Ele tornou-se o Sideral para combater o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Nessa época, ele era o parceiro-mirim de Pat Dugan, que na época usava a alcunha de Listrado e hoje é o F.A.I.X.A.

Anos depois, ele passou a chamar-se de Celestial e liderou a Corporação Infinito.

COURTNEY WHITMORE (Smallville)

Courtney Whitmore, que havia usado a mesma alcunha de Sideral, atuamente chama-se Stargirl. Ela encontrou, por acaso, o equipamento que Sylvester tinha usado no seu tempo de herói e, unica e exclusivamente para incomodar seu padastro, Pat Dugan, passou a atuar como Sideral. Pat, a princípio, foi relutante e fazia o que podia para fazer a menina desistir, mas Courtney insistiu e ganhou o respeito e a permissão - não só de Pat, mas também de sua mãe, Barbara -, para que pudesse praticar o vigilantismo.

Logo no começo de sua carreira, Courtney entrou para a Justiça Jovem e para a Sociedade da Justiça, deixando o primeiro posteriormente, mas permanecendo até o presente, no segundo.

OUTRAS VERSÕES

Em Reino do Amanhã, Alex Ross apresentou um outro Sideral, chamado simplesmente de Stars, um afro-americano que, além de utilizar um lenço com a bandeira americana e uma camiseta com a mesma bandeira, só que invertida, usava também uma versão do cinturão cósmico. Além disso, ele estava acompanhado de um homem adulto, com musculatura avantajada, que trajava uma camiseta listrada, sendo creditado como Stripes.



Senhor Destino (Doctor Fate, no original; a tradução não literal serve para diferenciar o personagem do vilão da Marvel Comics, Dr. Destino) é um feiticeiro e super-herói da DC Comics, e um membro da Sociedade da Justiça da América. Ele foi criado por Gardner Fox e Howard Sherman, e sua primeira aparição foi em More Fun Comics #55. O Sr. Destino original foi Kent Nelson, mas outros já utilizaram sua alcunha e poderes.

ORIGEM

#Kent Nelson

Quando acompanhando o pai numa escavação arqueológica no vale de Ur, na Mesopotamia, o garoto Kent Nelson encontrou a tumba de Nabu, um Lorde da Ordem em animação suspensa. A ressurreição de Nabu expeliu gases que mataram o pai de Kent, deixando-o sozinho para ser díscipulo de Nabu. Após alguns anos de treinamento, Nabu o presenteou com um elmo que continha a essencia do Lorde da Ordem e encarregou-o de combater o caos como Sr.Destino (Dr. Fate). Algum tempo depois, Kent conheceu Inza Cramer, com quem dividiu aventuras e mais tarde se casou.

Pouco depois de ajudar a fundar a Sociedade da Justiça, Kent descobriu que sua personalidade estava sendo usurpada pela de Nabu quando usava o elmo. Kent então passou a usar um elmo comum, grandemente reduzindo seus poderes. O elmo de Nabu foi então roubado pelo feiticeiro brztaliano Kulak, e perdido junto com o vilão numa fenda dimensional. Kent eventualmente recuperou o elmo e passou a usa-lo, a despeito da crescente influência de Nabu sobre ele.

Sr. Destino manteve-se ativo mesmo quando a SJA foi dissolvida em 1951. Ele juntou-se novamente quando o grupo foi reativado.

#Eric Strauss

Após Crise, Kent descobriu que tantos anos lutando contra o Caos estavam anulando sua imortalidade; O corpo de Kent morreu, e tornou-se hospedeiro para Nabu. Nabu passou o título de Sr.Destino ao jovem Eric Strauss, que assim como Kent no passado, foi envelhecido até a idade adulta. Posteriormente, sua madrasta Linda Strauss passou a se fundir com ele num Sr. Destino composto.

Esse Sr Destino teve sua série escrita por J.M. DeMatteis, escritor que conduziu as histórias para um rumo metafísico, com enfâse na ascensão espiritual da humanidade, posteriormente o jovem Eric morreu e deixou sua madrastra como Sra Destino.

#Jared Stevens

Ambos Kent e Inza Nelson pereceram durante Zero Hora, dando lugar a um novo usuário dos artefatos do Destino, Jared Stevens. A nova versão, muito diferente de todas as demais, mostrava um personagem que parecia ser uma mescla de Gambit com Mad Max. Chamando-se apenas Destino, Jared reconfigurou os artefatos, envolvendo seu braço direito com a capa e transformando o elmo em um faca.

#Hector Hall

Depois dele, o novo usuário foi Hector Hall, que outrora foi o Escaravelho de Prata, da Corporação Infinito, numa ressurreição estranha que só perdeu para a de seu pai, Carter Hall (O Gavião Negro).

Hector participou de algumas aventuras com a nova Liga da Justiça, mas ao tentar resgatar sua esposa, a superheroina conhecida como Fúria, aparentemente morreu. Ao final é dado a opção para ele e sua esposa viverem no Reino dos Sonhos, regido pela nova encarnação de Sandman, filho deles!

#Kent V. Nelson

Como visto na mini-série Coutdown to Mystery, Kent V. Nelson,sobrinho-neto de Kent Nelson, o Senhor Destino original, é encontrado pelo elmo após ser espancado e jogado numa lata de lixo, tornando-se o novo Senhor Destino.

PODERES

Os poderes de Sr. Destino são místicos por natureza; como um Agente da Ordem, ele tem os mesmos poderes do Lorde da Ordem Nabu que o controla pelo Elmo Dourado podendo evocar qualquer feitiço imaginável em níveis espantosos. Pode, por exemplo, controlar os elementos naturais (Terra, fogo, água, ar), dar vida a objetos, disparar rajadas místicas, abrir portais para outras dimensões, voar, criar um poderoso escudo imperfurável,controlar qualquer outro tipo de matéria etc, etc. Ele também é imortal e não envelhece. Alguém que use o elmo do Sr. Destino deve ter uma certa resistência mística ou perde a racionalidade por algum tempo. De qualquer forma, o usuário é possuído por Nabu. Sem o elmo, ele apenas pode usar telecinésia, detectar magia, bem como ter premonições. Seus níveis de poder variam de escritor para escritor. Por exemplo, em Justice League of America (vol. 1) #148 (Novembro 1977), Abnegazar, Rath e Gast conseguem controlá-lo a fim de que se volte contra seus aliados. Em Swamp Thing (vol. 2) #50 (Julho 1986), porém, Destino mata Abnegazar facilmente com uma única rajada. Na altura de seus poderes, Destino foi capaz de prender num pentagrama Etrigan, Darkseid, Izaya, o Pai Celestial e Órion, e utilizar seus potenciais místicos junto com seu poder a fim de destruir a Entidade Antivida junto com o universo na qual ela estava contida (Odisséia Cósmica).



Caçador de Marte ou Caçador Marciano (Martian Manhunter no original) é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, que foi criado pela DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez na história "The Strange Experiment of Dr. Erdel" em Detective Comics #225 (Novembro de 1955), escrita por Jack Miller e ilustrada por Joe Certa. J'onn J'onzz é um nativo de Marte, também conhecido como Ma'aleca'andra em sua língua nativa. (Uma referência a "Malacandra", o nome usado pelos habitantes de Marte na novela de C.S. Lewis, Out of the Silent Planet). No Brasil, durante muitos anos o personagem foi chamado de Ajax, o marciano.

ORIGEM PRÉ-CRISE

A história de J'onn J'onzz no Pré-Crise é ligeiramente diferente. A começar, o Dr. Erdel, que teleportou o marciano a Terra, morreu de enfarte logo após a chegada do mesmo. J'onn também não era o último marciano de sua raça; Ademais, ele tinha uma rivalidade com General Blanx, um marciano que foi responsável pela destruição da atmosfera de Marte. Os marcianos conseguiram construir uma colonia chamada Novo Marte. Durante alguns anos, J'Onn esteve fora da Terra, nesta colonia. Ele só participou da Liga em seus primeiros anos, e juntou-se de novo, como líder, duma fraca encarnação do grupo, pouco antes de Crise.

ORIGEM PÓS-CRISE

Marte era um planeta habitado por seres cuja ciência era totalmente voltada para a vida. Os marcianos são uma raça que evoluíram a criaturas gloriosas. Enquanto isso, a Terra ainda estava na infância, e Marte já tinha uma sociedade muito aberta. Isto foi baseado na natureza muito física de Marte, cujo grande potencial físico que se rivalizava com os Kryptonianos e Daxamitas. Enfim, Marte tinha uma raça de artistas, filósofos, guerreiros. Eles viviam em paz e em harmonia.... até que surgiu a grande peste. J'onn J'onzz foi separado do restante de sua raça quando o cientista da Terra, Saul Erdel, criou uma maquina, que segundo ele poderia alcançar os confins do universo, a fim de verificar se existia vida inteligente. Mas ele raramente conseguia com que sua maquina funcionasse. Até que algum dia nos anos 50, seu invento funcionou. Para a sua surpresa, a maquina transportou um marciano macho com o corpo de uma pequena criança (marciana) nos braços. Ele era J'onn J'onzz, e se comunicou com Erdel telepaticamente. Após J'onzz recuperar a sua saúde, Erdel estava pronto para envia-lo d`volta para casa. Mas J'onn não quis. Ele estava arrasado com a praga que atacava Marte, dizimando seu povo, e com a morte de sua filha. Tudo o que J`onzz queria, era se preservar de mais sofrimento. Neste estado, Erdel aproveitou seu link telepático com Ajax para dar uma nova identidade para o alienígena. Em uma sugestão de Erdel, J'onn tentou esquecer as magoas de seu passado, e viver uma nova vida, entre os humanos. J'onn queria tornar a Terra a sua nova casa. Após ensinar para J'onn a sua língua, Erdel encenou a sua própria morte, para forçar à J'onzz ir viver a sua própria vida entre os humanos. J'onzz adotou a TV como uma grande fonte de informação. Após ver os inúmeros casos de polícia (pela TV), ele decidiu lutar pela justiça. Usando seus poderes telepáticos, Ajax criou uma nova vida com passado (na mente de outras pessoas). Ele tinha até ido à escola e universidade. Ele agora era John Jones. Ele se tornou um detetive, na luta contra o crime, em Gotham City. Mas ele nunca pode esquecer o seu passado. Por quase uma década, ele viveu entre os humanos com este nome, e vida. Ele raramente usava sua verdadeira forma. Só quando tinha que enfrentar oponentes mais poderes. Em 1968, como J'onn, ele simulou a própria morte, a fim de proteger a sua verdadeira personalidade. Assumiu a identidade de Marco Xavier, e enfrentou ameaças mais poderosas. Contudo, ainda manteve-se escondido do mundo. Foi quando ele foi membro-fundandor da Liga da Justiça. Como um guerreiro Marciano, ele permaneceu no grupo durante décadas. Já que no grupo, ele poderia lutar pela justiça sem medo. Ele se tornou o mais antigo membro da Liga da Justiça, que desde então esteve diretamente ligada a sua história. Anos mais tarde ele retomou à identidade de John Jones, quando se transformou em um detetive particular. J'onn também fez parte da Liga da Justiça América, e Liga da Justiça Internacional. Ele considerava a equipe como uma família. Apesar de ser um brilhante líder, ele geralmente deixava a liderança com o Super-Homem. Em uma missão da LJI, J'onn enfrentou um vírus, e através da magia do Sr. Destino, J'onn se tornou um prisioneiro de si mesmo. Por meses, ele ficou sem saber o que estava acontecendo dentro de si. Isto levou intervenção de H'ronmeer, o deus marciano do fogo. Isto o levou à de Erdel. Foi re-construiu a sua máquina de Erdel, a fim de enviar Aja de volta à Marte, onde J'onn poderia enfrentar H'ronmeer. Quando retornou de Marte, Ajax não mais tinha conflitos internos. Ele não mais tinha medo de seu passado. Tanto, que quando a LJI se dissolveu, ele considerou a possibilidade de retornar para o seu planeta natal. Até que foi novamente convidado à reintegrar a força-tarefa da Liga da Justiça.

PODERES

Caçador de Marte possui uma grande variedade de poderes sobre-humanos, muitos dos quais são semelhantes aos do Superman e Mulher-Maravilha, incluindo a super-força, super-velocidade, invulnerabilidade e vôo. Como o Superman, o Caçador de Marte tabem tem "visão marciana" (um termo que designa tanto a capacidade de ver através de objetos sólidos e capacidade para gerar óticas da força e de calor). Superman uma vez chamou de "o mais poderoso ser na face da terra".

Durante os anos 90, foi afirmado que a origem do seu vôo e "visão marciana" é uma forma de telecinese (tinha ocasionalmente demonstrada usa mais tradicionais de telecinese para levitar e animar objetos durante sua Detective Comics e Casa das aparências Mystery). Sua visão marciana foi mostrado para bater adversários para trás com o impacto que poderia ser devido à sua natureza telecinética.

O Caçador de Marte também possui o poder de transmutação, que ele utiliza para vários efeitos (por exemplo,para ficar com aparência humana ou monstruoso, alongando seus membros, crescendo de tamanho imenso). Ele pode alterar a composição química de seu corpo para imitar diversos materiais como aço ou pedra. J'onn pode tornar-se invisível, e também é capaz de se tornar intangível, de modo a passar sem causar danos através de objetos sólidos. Ele é um telepata poderoso, capaz de perceber os pensamentos dos outros e de projetar seus próprios pensamentos. Muitas vezes ele age como um quadro de distribuição "entre as mentes, a fim de coordenar as ações da Liga da Justiça. A extensão de suas habilidades telepáticas é grande, por várias vezes ele conectou-se a todo o planeta Terra.

Ele tem demonstrado a capacidade de regeneração, uma vez capaz de regenerar-se apenas de sua mão decepada, mas com grande pressão (devido à perda de massa que ele achou necessário incorporar elementos novos a partir de areia de Marte). Early aparições do personagem mostrar-lhe como capaz de respirar debaixo d'água; a última vez que ele demonstrou esse poder foi quando ele encontrou Zauriel no mar de São Francisco em JLA # 6. O Caçador de por vezes tem sido dito possuir nove sentidos, mas estes sentidos adicionais são mal definidos e geralmente ignorado pela maioria dos escritores.

Além de seus poderes sobre-humanos, o Caçador também é uma detetive especializada e muito capaz. Como Batman menciona em seu arquivo, que "em muitos aspectos, Martian Manhunter é como um amálgama de Superman e do Cavaleiro das Trevas si mesmo."

FRAQUEZA

Um dos traços do Caçador de Marte da assinatura é sua vulnerabilidade ao fogo. Embora tenha sido um elemento do personagem desde suas primeiras aparições, os escritores têm retratado com grande inconsistência em toda sua longa carreira do personagem. Em alguns casos, é retratado como uma susceptibilidade física inerente à raça marciana, enquanto em outros momentos, tem sido explicada como um transtorno pessoal psicossomáticas. O grau de vulnerabilidade também tem sido extremamente incoerente, em alguns casos, capaz de despir seus poderes e matá-lo, enquanto em outras vezes simplesmente infligir dor ou delírio com nenhum perigo real de danos físicos. Esta fraqueza foi diminuída ou curado em mais de uma ocasião, só para ter que voltar com uma vingança em uma história mais tarde. Assim, é difícil de definir.

Em suas primeiras aparições, o personagem foi mostrada como tendo uma fraqueza ao fogo, enquanto em sua forma nativa marciana. Ao longo do tempo, este foi desenvolvido em conta o caráter pyrophobia, com o fogo ser "o calcanhar de Aquiles de Marte", equivalente ao do Super-Homem fraqueza a kriptonita. A exposição ao fogo normalmente provoca J'onn a perder sua capacidade de manter sua forma física, 'derretimento' em poça de plasma verde contorcida. Um retrato explicou que a fraqueza da chama foi amarrado em telepatia marciano, com o fogo causando tanto caos nas mentes marciano que desmoronam. Recentemente foi revelado, durante o enredo Trial By Fire, que esse medo foi inculcado em um nível genético pelos Guardiões do Universo 20.000 anos atrás, para enfraquecer o que era então uma espécie muito agressiva à beira da conquista interestelar—este ato dividir a corrida em que os marcianos Verde e Branco, embora não seja feita da terceira raça conhecida como os marcianos Amarelo. No final do arco, esta deficiência foi parcialmente removida, com J'onn explicando que é acionado somente do significado psíquico foram de mal a ele, como as chamas do sofrimento ou paixão (este era aparentemente uma rotunda forma de limitar a sua fraqueza em chamas de natureza mística ou pyrokinetic). Na sequência de Infinite Crisis e um ano depois, foi demonstrado que a fraqueza J'onn de fogo mudou mais uma vez. Marcianos não têm mais medo do fogo, mas eles perdem os seus poderes em sua presença; fogo físico e calor intenso podem efraquecê-los.

EM "SMALLVILLE"
Por volta de 2006, no episódio 6x08# Statix (Estática), surge um misterioso herói com seu rosto sempre desfocado e com olhos vermelhos. Sim, é J'onn J'onzz, fazendo sua primeira participação na série. Em "Smallville", John Jones é interpretado por Phil Morris. Ele participou de outros episódios na 6ª, 7ª, 8ª e 9ª temporada (com destaque para "Phantom", "Odyssey", "Prey" e "Bulletproof")

Nenhum comentário: