sexta-feira, 13 de agosto de 2010

[Do Baú] "Lendas"...recordar é viver




Logo , as lendas mais poderosas de Terra serão não mais que pó!
-- Darkseid

Eu proponho ver todo o denominado "super herois" destruído!!
-- G. Gordon Godfrey


Publicado originalmente de Novembro de 1987 a Maio de 1988 pela DC. Pela Abril foi publicado de Julho à Dezembro de 1988 no formato de uma mini-série mensal e pela Panini foi republicado em um encadernado em Abril de 2007.
A HQ possui roteiro de Len Wein (Monstro do Pântano) e John Ostrander (Esquadrão Suicida) e desenhos de John Byrne (Super-Homem: O Homem de Aço).
Lendas (no original Legends) foi a primeira saga/crossover publicada pela DC Comics após a Crise das Infinitas Terras; nela Darkseid tenta tirar a confiança que o povo tinha sobre os heróis. No decorrer da trama vários ataques sobre a moral dos heróis são feitos, forçando alguns a deixarem de atuar, como: Capitão Marvel acaba sendo acusado de matar o vilão Macroman (na verdade era um dos construtos do Dr. Bedlam, assecla de Darkseid); a Liga da Justiça acaba sendo dissolvida após o fracasso na missão de enfrentar o vilão Enxofre (criação do Darkseid); Superman acaba em Apokolips e tem sua memória apagada e seus poderes anulados (e também acaba sendo um dos causadores de um massacre de rebeldes do planeta); Batman acaba quase sendo espancado por uma multidão quando evitava um assalto (o Robin Jason Todd fica hospitalizado nessa ação).
No decorrer da trama os heróis descobrem que a população estava sendo controlado pelo outro assecla de Darkseid, o Glorioso Godfrey (disfarçado como o psicólogo G. Gordon Godfrey).
Nota para a primeira aparição da Mulher-Maravilha no Universo pós-Crise (que ajuda na batalha com os Cães de Guerra de Godfrey que invadiram o Congresso Americano), surgimento da Força Tarefa X (grupo formado por vilões pela Amanda Waller, também conhecido como Esquadrão Suicida), o Flash Wally West que estava tentando assumir o lugar de Barry Allen, Guy Gardner em suas primeiras aventuras como Lanterna Verde da Terra (ele estava tentando provar que era melhor que o Hal Jordan) e uma nova Liga é formada ao final da saga,
integrada por: Mutano, Superman, Capitão Marvel, Senhor Destino, Batman, Mulher-maravilha, Guy Gardner, Caçador de Marte, Besouro Azul, Flash (Wally West) e Canário Negro. Dessa formação surgiu uma das mais engraçadas pelas mãos de J. M. DeMatteis e Keith Giffen (o título havia sido cancelado em Justice League 261).
Essa HQ foi um dos marcos da nova era DC que nascia no fim da década de 80 e acabou por mostrar como seria o universo desses heróis após a Crise, uma história simples e bem amarrada e que mostra não só os heróis, mas também uma tentativa de interação com a população normal e sua influencia direta (isso já havia sido explorado pela editora desde 1986 com a publicação de Watchmen).
Uma revista recomendada para aqueles que querem saber mais das histórias antigas do Universo DC e ver como foi a evolução dessas idéias até os dias de hoje.

" O que constitui uma lenda? É dá poder e habilidades além desses ou homens mortais ou é um coração lutador que recusa reconhecer derrota? "
-- O Vingador Fantasma


Em paralelo com Smallville

- Há o roubo do Elmo do Sr. Destino, será Chloe a nova Senhora Destino?
- Criação do Esquadrão Suicida
- Darkseid faz uma EMBOSCADA ao Superman e logo depois uma lavagem cerebral no heroi que se volta contra a terra, mostrado no Desenho do Super.

Perguntas

- A LJA vai aparecer de novo?
- Amanda Waller vai aparecer de novo?
- O Vingador Fantasma vai aparecer?
- Algum membro novo e interessante da Liga vai aparecer. Quando falo interessante quero dizer Lanterna Verde, electron, Vixen e Capitão Marvel. Já que Batman e Mulher Mravilha estão fora de questão

Seria Legal

- Clark X a LJA
- Clark X Darkseid

5 comentários:

mrhide disse...

vamos ver

mrhide disse...

Darkseid, faz um ataque indireto aos heróis // quer dizer como estão se propondo a fazer em Smallville , idéia brilhante

mrhide disse...

O vilão Darkseid cria um plano para atacar os heróis da Terra. Mas, desta vez, pretende evitar o confronto direto. Sua idéia é abalar os ideais de seus inimigos, fazendo com que percam a credibilidade.

Enviando o manipulador de mentes Glorioso Godfrey, disfarçado como G. Gordon Godfrey, torna-se um ativista anti-heróis, cuja campanha contra as lendas leva a um decreto presidencial que proíbe os encapados de combater o crime.

mrhide disse...

Lendas o enredo
Basicamente, Darkseid, o senhor de Apokolips, tendo uma conversa com o Vingador Fantasma, advertiu que as lendas da Terra (no caso, os super-heróis) não se manteriam perseverantes se a população se voltasse contra eles. Darkseid então elaborou um plano para desacreditar todos os super-heróis da Terra, fazendo o planeta mais vulnerável a uma invasão posterior sua. Ele a Terra enviou um servo dele, o Glorioso Godfrey, que tinha a habilidade de cativar suas vítimas com sua voz. Godfrey disfarçou-se como G. Gordon Godfrey, e elaborou uma extensa campanha publicitária contra os superseres, afirmando que eles só traziam maus exemplos, que incentivavam a violência, que a população não deveria confiar sua segurança a mascarados, e que os supervilões não existiriam se não fossem os heróis.

mrhide disse...

Subplanos
Nesse interím, Darkseid também fez diversos pequenos planos, a fim de atingir a vida pessoal dos heróis:

Contra Superman, fez o Homem de Aço perder a memória nas fossas de fogo de Apokolips, onde ele tornou-se um de seus guerreiros temporariamente;
Fez Capitão Marvel pensar que havia matado Macro-man com seu raio mágico, fazendo com que seu alter-ego, Billy Batson, jurasse jamais se transformar novamente no Mortal mais poderoso da Terra (o vilão havia instalado explosivos em Macro-man, de modo que explodira quando Capitão disse a palavra Shazam).
Instigou na mente de Rudy Jones uma compulsão que desencadeou eventos que o transformaram no Parasita, fazendo-o um problema para Nuclear;
Liberou o gigante de fogo Enxofre na Terra, causando destruição;