segunda-feira, 16 de março de 2009

{Review} 8x15 # Infamous


( Review escrito pela Helena - Smallville Brasil)

Depois de mais de um mês sem ver Smallville não podia ter episódio melhor quebrar o jejum! E não somente por ser um episódio Clois [só isso já bastaria para mim!], mas por ser mais um episódio coalhado de referências à mitologia do Super.
Como eu já havia comentado, é um episódio que pode não contar muito para a temporada [mas por sinal, contou], mas conta para o desenvolvimento de Clark como Superman [como foi Apocalypse, pois mesmo que todos não se lembrem do que aconteceu, Clark se lembra muito bem, e como em Apocalypse ele entendeu a importância de um disfarce!].

O episódio girou em torno do background da temporada - identidade secreta - mas também iniciou o arco final da temporada.... Doomsday! O que vai acontecer na Season Finale, começou em Infamous!

Prefiro comentar por passagens:

- O Previously foi muito bem montado, nos deu um refresco sobre a vilã do episódio, nos relembrou sobre o RBB, uma pitada e Doom e nos colocou de volta na rota Clois! Nos colocou a par do que se trataria do episódio, num resumo de lembranças perfeito! Gostei!;





- Clark e Lois na chuva! [momento clois 1]: não tinha como não ser divertido e ter uma ponta de angústia, a frase final dela não espero ser a pessoa que está no topo da sua lista de prioridades. Oh, Lois, você será!!!;

- Linda Lake returns! Achei que não fosse gostar dela, mas ela me surpreendeu. Uma vilã sem muitas novidades, mas eficiente, serviu ao propósito do aprendizado do episódio!





- Clark falando com Lois no DP [momento clois 2]: o mais legal dessa cena foi nos trouxe de volta uma situação idêntica à uma ocorrida em Lois & Clark [Clark tenta falar com Lois depois de decepcioná-la [por conta de sua identidade secreta] e ela sai com algo do tipo: Oh, o que foi isso? Um barulho???!!! Tem alguém falando comigo?!!!]. Lois rindo da revelação: isso é o melhor que vc pode fazer?! Pobre Lois, crente que ele estava procurando uma desculpa pro bolo que deu nela!!






- Clark se revela a Lois no almocharifado [momento clois 3]: Sem palavras! Adorei! E o mais legal foi que das três, Lois foi a única para quem ele chegou e contou, sem precisar armadilhas, indiretas, perseguições e bate-bocas! Ele se revelou ao mundo através dela! E ele contando sobre os poderes: ela colocando as mãos sobre os peitos quando perguntou sobre a visão de raio-x, foi somente eu ou mais alguém se lembrou de superman - o filme, quando ela se escondeu atrás da jardineira de chumbo com vergonha da visão de raio-x dele?!!!

- Clark Superstar!!! Muito legal! Mas será que ele não previu que aquilo ia dar merda?? Que o mundo não estaria pronto para esse tipo de revelação e que se mostrar daquele jeito foi uma das maiores burrices que ele já fez? Papa Kent deve ter se revirado no túmulo!







- E logo a confusão começou e ele acabou como o assassino de Lex Luthor, pelas mãos de Linda, num ato vingativo. Quem o aplaudia estava agora lhe caçando e às pessoas ligadas a ele! A polícia atirando nele foi uma ótima cena, "a la Superman" mesmo!






- E quando tudo parecia perdido ele tem a melhor pior idéia que poderia ter: voltar no tempo! Será que ele ainda não aprendeu que não se pode brincar com o tempo! E Chloe fez o mesmo comentário duas vezes, antes e depois de ele passear pelo relógio: sempre tem uma conseqüência quando se mexe com o tempo! E nem assim ele ouviu!

Clark salva Lois dos soldados numa cena que nos remete imediatamente a 7x18 # Apocalypse novamente! Tomara que um dia ele aprenda alguma coisa desse episódio!

- Lois e Clark no celeiro [momento clois 4]: outro momento clois muuuuiiiitttoooo bom!! Lois incentivando ele a lutar pelo que ele é, a mostrar às pessoas o que ele representa, ao invés de fugir [sugestão de Chloe!]. Os incrédulos que me perdoem, mas Lois é sempre Lois! E a conversa dos dois: você não vai me contar seu segredo novamente, não é? Por que eu deveria pensar que sou especial?! E o olhar dele quando respondeu: Lois, isso é porque vc é especial!. Esse diálogo foi melhor do que qualquer beijo que pudesse ocorrer! E ela inda disse a melhor frase do episódio: como alguém com visão de raio -x pode ser tão cego?! Valeu a espera! In Clois I Trust!







- No lugar do anel uma pedra de meteoro! E eu me pergunto: Clark nunca ouviu falar de cofre, lugar secreto, táboas soltas no chão?!! Aquela caixa, totalmente ao alcance de qualquer pessoa é lugar pra guardar uma coisa como o anel da legião?? Na boa, dá até gosto ver Clark levando lavada dos vilões!!!

- E um dos melhores e mais apavorantes momentos do episódio: Chloe e Davis na Isis!!! Sim, pra mim foi um dos melhores momentos do episódio [e não estou tendo uma crise de Brino, é justiça mesmo!]. Adorei o encontro dos dois e ele revelando a ela que também é Kryptoniano e que veio à Terra matar Clark! Muito boas atuações, momento perfeito da série. E a cena do carro foi de tirar o fôlego! Parabéns Chloe e Davis! Seqüência perfeita!






- Lois descendo a porrada em Linda [esse nome só pode ser uma piada!] Lake foi muito bom!! Go Lois!!! E mais uma vez Clark deixa sua marca marron no episódio! Se tivesse esperado dois segundos antes de enfiar a porcaria do anel no dedo e dar uma de McFly concertaria a lambança que fez e ainda saberia a identidade de Doomsday!!! Como diria vovó: a pressa é inimiga da perfeição!!





Clark fritando Linda! Go Clark!!!

- Novamente Clark e Lois na chuva [momento clois 5]: novamente outro momento clois beirando a perfeição. Agora ela estava por cima! Mas sua insegurança não demora a vir à tona, basta lembrar do que quase aconteceu! A marcação do encontro foi uma das coisas mais confusas que eu já vi: a gente se vê lá, ou não! Vai entender!!



- A conversa de Chloe e Clark na rua sobre identidades secretas é algo que não tem como passar por cima, nem quem queira deturpar o background da temporada! E Chloe prova que é mesmo uma das pessoas importantes na formação do Superman, na criação de sua dupla identidade e outras cositas mas! E mais uma vez ela adverte de como é perigoso brincar com o tempo, espero que um dia ele aprenda a lição! Mas uma coisa me deixou preocupada: uma das conseqüências da volta no tempo pode ser a morte de Chloe, e vai ser o fim da picada ela morrer por culpa dele. O que estão pretendendo criar um Superman ou um supermané?!! Espero que isso não aconteça!

- E uma parte que eu adorei foi a Chloe dizendo abertamente que é CLOIS... Chloe diz a Clark para ter uma identidade secreta e tal, e revelar a Lois seu segredo! Quem crê que a loirinha tem "inveja" da prima deveriam rever seus conceitos... De Hex para cá acredito que Chloe será mais Clois do que nunca! A gente percebe isso em várias falas da mesma... E essa já não foi a primeira vez dessa temporada que Chloe se mostrou CLOIS... Até o final da temporada veremos o casal Jimmy e Chloe tentando juntar os pombinhos...

- Davis matando Linda!!! Go Davis!!! Boas atuações de Linda nessas partes: apanhando, sendo fritada, sufocando até a morte!!! Vai chantagear o bicho-papão, deu nisso!!! Adeus Linda!





E o final [momento clois 6]: triste o final, mas nada se novidade para os clois fãs! Como Brianna me lembrou: estamos de volta à segunda temporada de Lois & Clark!! E aquele final me lembrou muito uma cena de ALIAS! Mas, vá lá que seja! Foi o final que tinha que ser. Clark ainda não está pronto para Lois, ainda tem o fantasma de Lana e o seu segredo [que ele diz que nunca vai contar pra ela, numa tentativa de proteção tardia, pois ela vai atrás do RBB de qualquer jeito!], ele não iria mesmo àquele encontro, ou teria que contar tudo a ela, não teria como fugir disso! Lendo a mensagem, Lois não poderia sair por baixo da situação e mentiu dizendo que não estava lá.... o que deixou Clark ainda mais penalisado! Pobre Lois! Tô vendo como vai ser clois nesse final de temporada! Mas eu li um comentário da Talita que me animou, dizendo que Lois vai se apaixonar pelo RBB e esnobar Clark! Tomara!

Ok, vou defender o Clark! (novidade!?!)

Por mais que tenha me partido o coração pela Lois na cena final, eu entendo completamente a atitude do Clark.






Ele acaba de sair de um relacionamento conturbado que o deixou ferido demais.
E um dos motivos para esse relacionamento não funcionar foi a falta de confiança entre ambos. Quando aparentemente essa barreira foi quebrada (o que sabemos que não foi realmente), mesmo sabendo do segredo a outra lá não conseguiu levar uma vida normal (tanto que teve as historia de querer ser "igual" a ele e bla, bla, bla).

Ele tem o exemplo da Chloe, que apos saber o segredo, praticamente vive a vida em função do Clark. Quando ele tirou a memória dela em Abyss viu o quanto isso e um fardo para ela.

Pete teve a família ameaçada e teve que sair da cidade, deixar os amigos e mudar completamente o estilo de vida.

Lionel, para simplificar, morreu.

Todo mundo ao redor dele, que sabe do segredo não tem mais uma vida normal. Por mais que todos aceitem o Clark, a vida deles da uma guinada.

Então a questão do Clark não aparecer não e com relação a não confiar. E nem e questão de não ligar para ela. Totalmente o oposto.

Ele sabia que aquilo não era um simples encontro de amigos para tomar um café. Ela também. Ele sabe que se entrar num relacionamento com ela, ela merece saber a verdade, só que ele não quer arriscar transformar a vida dela também como aconteceu com os outros.
Idiota, eu sei, mas e assim que ele pensa. E assim que o Clark age.

Ele poderia ter dito na hora do convite que não, ele poderia ter ligado da fazenda ou do DP cancelando, ele podia ter ido lá e tomado um café como amigo.

Mas só que ele se arrumou e foi, ele queria estar lá, só q na hora tremeu. Pensou em tudo aquilo que eu falei ali em cima e deu para trás.
O problema e que ele esta no famoso nem vai, nem vem. Tem medo de encarar o que sente, mas também não quer largar de mão.

Porque quando ele quer dizer que e só amizade, ele sabe muito bem e nos sabemos disso?

Vamos esperar os próximos, e o que eu mais me deixa ansiosa é a Season Finale, se souberam fazer uma coisa bem feita foi criar expectativas quanto ao final da temporada! Vamos esperar então!

Nenhum comentário: