quarta-feira, 25 de março de 2009

[Review] 8x16 # Turbulence

Antes de mais nada, permitam-me gritar algo bem forte:

1-P.Q.P, QUE EPISÓDIO F----! *____________________*

Agora que já desabafei, acho que posso começar os meus comentários sobre o episódio 8.16 # Turbulence um episódio do qual não se esperava nada, e que no final das contas acabou significando muito e mais um pouco.

Como depende de um amigo meu para ver os episódios exibidos nos EUA (a cada 5 episódios ele baixa os mesmos e grava num DVD pra mim), acabei sendo obrigado a ler os comentários da galera antes de poder assistir o episódio, coisa que adoro fazer. Juro que pelos primeiros comentários que li, pensei que o episódio seria uma completa desgraça, tinha gente até falando em "enche linguiça" e "hora perdida da minha vida", que "nada prestou" ou que "o que salvou foi o Clark se trocando na cabine". Eu pensava comigo "meu Deus, o negócio foi feio mesmo então".

Mas a partir de hoje, chego a conclusão de que não posso jamais confiar nas palavras de alguns fãs antes de ver com meus próprios olhos o episódio (vide "Prey" e "Bulletproof", que foram escrachados por não terem Lois, mas que na verdade foram muito bons e fizeram parte da trama principal dessa temporada que é o desenvolvimento de Clark Kent como o Superman e o início da dupla-identidade). Afinal, se esse episódio foi ruim, o que é então um episódio bom? Pior, dizer que Clark se trocando na cabine foi a grande cena do episódio? Uma ceninha de menos de 3 segundos que não passa de um apelo icônico que nada agregou ou deixou de agregar ao episópdio em si? (apesar de ter me arrepiado todo kkk) Não, sinceramente não posso ter visto o mesmo episódio que as pessoas que haviam comentado até então assistiram. Não mesmo! Teve até gente dizendo que sentiu falta da Lois. Onde é que a Lois fez falta aqui??? Sou fã dela e, por mim, a teria em todos os episódios, mas aqui ela não se fez necessária.

O episódio já começou muito bem com o sempre bem vindo e cada vez mais presente Previewsly in Smallville. Rever as cenas do grandioso 8.10 # Bride é sempre um convite a uma viagem a um episódio que com certeza jamais será esquecido, o "Reckonning" da temporada atual. Curti muito as cenas selecionadas, a história de Jimmy, Chloe e Davis se entrelassa e a construção e formação de Doomsday vai atingindo cada vez mais elevado grau de evolução.

A primeira cena do episódio é foda, parafraseando uma vez mais o mito do Superman como um paralelo ao Cristianismo. Enquanto Clark é o salvador cujo corpo não possui um único osso que não esbange bondade como bem diz Tess Messer em cenas posteriores, Davis é o anjo caido que resolve brincar de Deus julgando quem morre e quem vive apenas para se sentir mais leve do peso que carrega.







Logo de início vemos, num confessionário, um padre ouvir as acusações próprias de alguém que diz ter magoado muitas pessoas, as pessoas com quem ele se importa. Vemos que este alguém é Davis Bloom, que explica ao padre que, de repente, sem aviso, um monstro dentro dele, emerge. O padre diz-lhe que todos nós temos demônios dentro de nós que temos de aprender a controlar. Davis explica que dirige uma ambulância durante a noite, procurando uma maneira de salvar-se e tenta ajudar aqueles que acham que tenha perdido o seu caminho e acaba com o mal quando ele vê que isso o faz sentir-se mais humano. Vemos, através de um flashback, Davis persegue um ladrão que abusava de um menino e o mata friamente.

Triste foi a cara do pobre Davis ao ouvir a sentença do Padre. Davis, que esperava no Padre sua última tentativa de auto punição para ganhar a redenção, e quem sabe um milagre divino advindo do ato de se confessar, ver o Padre falando sem entender nada do que ele realmente estava fazendo, e ainda dando aval pra ele continuar cometendo as atrocidades.

O padre diz a ele para combater o mal com o bem.

Na cena seguinte, vemos Chloe ir até a casa de Clark. O rapaz está voltando de mais uma noite cheia de salvamentos e trocar-se de roupa supervelozmente para ir para o trabalho, no Planeta Diário. Numa clara referência ao mito do Superman, Clark persebe que sua camiseta azul está aparecendo por debaixo da camisa e o terno, e abre sua camisa para verificar (tal qual quando ele faz isso para se transformar no Superman!)








Nessa cena percebemos mais uma vez o quão contraditória é essa personagem chmada Chle Sullivan. Após dar o maior apoio a Clark para usar seus poderes para fazer o bem e combater o crime, agora quis dar palpite, pedindo a Clark que tome cuidado.
Achei meio estranho levar o conjuntinho Red-Blue na mochila, com a possibilidade de chamar atenção ou dar em problemas, ainda ia levar a mochila do Smallville High?! Queria ter visto a Lois zoar com essa...

Achei muito engraçada a história de Clark ter posado para as câmeras de Metropolis... hahahaha... É incrível como a Chloe tem mania de querer esporrar o Clark, até sem ter razão, lá vai ela achar defeito em tudo o que ele faz! Mas Clark veio imbatível nesse episódio, por incrível que pareça, e não deixou ninguém fazer sua cabeça! GO, Clarkie!!! Frase foda número 2: “Working at the Daily Planet is the perfect cover”... Aaaaah, adoro quando ele acerta uma!! E ele mostrando pra Chloe como se troca rápido foi muito massa, parecia criança mostrando brinquedo novo! :)
Aí, claro, ela tinha que reclamar de novo... É isso o que acontece com quem casa e não tem lua de mel, ta muito azedinha!! Aí veio a Frase Foda número 3: “You don’t have to worry about Tess Mercer or me. All of your attention should be on Jimmy”… kkkkkkkkkkkk… Tomaaaaa!!!

Clark está bem mais maduro nessa temporada e com ares de Superman, dá um banho de água fria em Chloe e manda ir cuidar de seu marido, Jimmmy Olsen (visto pela última vez em "Bride" quando, no dia de seu casamento, foi atacado pelo Apocalypse!)

Pobre Jimmy, faz de Chloe o mesmo que Clark fazia de Lana em sua mente: um poço de virtudes digna de um amor sem fim, a mulher perfeita, a mulher que deveria ser amada e venerada. Mas o casamento depois de algumas semanas arranca máscaras. Talvez se o Clark tivesse casado com a Lana em Reckonning (5x12), ali mesmo ele finalmente a enxergaria como o Jimmy enxergou a Chloe em um único episódio: um grande erro em sua vida.








Porém, antes disso, Jimmy teve que ver Davis em ação matando um homem e logo depois abraçando apaixonadamente a sua namorada, depois de faze-lo passar por louco na frente de todos.

Aliás, cenas surreais as dos assassinatos promovidos por Davis. E diga-se, com razão e mérito, grandes atuações do Aaron Ashmore (Jimmy) e o sempre competente Sam Witter (Davis/Apocalypse). Pela primeira vez, vemos o Jimmy sendo realmente levado a sério nesta série, sem bancar o mala e perfeito atrapalhado. O casamento muda as pessoas!

8x07 # Identity foi o primeiro episódio focado no Jimmy que eu realmente gostei. E, apesar de gostar do personagem (ao contrário de muitos fãs) e apreciar o que os produtores fizeram com ele em "Descent", "Prey" e o próprio "Identity", agora posso dizer que "Turbulence" é o primeiro episódio, de fato, em que podemos curtir o próprio personagem em si, coisa que muitos fãs da série jamais imaginaram poder fazer.

E antes de se jogar nos braços do seu 'maridão chifrudo' - olha que irônico, o Jimmy é o corno, mas quem vê os chifres crescerem nos momentos de nervoso é o Davis (kkk) - Chloe tem seu ataque de "a la Clark Kent" dizendo que as vezes acha que as coisas teriam sido melhores para o Jimmy se ela nunca tivesse aparecido na vida dele. Só faltava aparecer o Jor El falando "Minha filha..." e mostrando a ela como o mundo e o Jimmy seriam sem Chloe Sullivan (já imaginou? que paraíso kkk) O nome do episódio? 'Apocalypse 2'? Ou simplismente 'Doomsday'?






Jimmy se cansa de ser feito de otário, e resolve usar tudo o que aprendeu nos filmes 'Noir' que assistia no Talon e logicamente o que aprendeu de sua experiência como 007 em 'Sleeper' (único episódio de Jimmy que eu não gostei) para descobrir o que há por trás de Davis. Cenas sinistras de Jimmy na 'viatura da morte', ops, na ambulância do Davis.

Interessante é o Jimmy olhando e mexendo no crucifixo que o Davis leva na ambulância com cara de "Como que o filho do demônio leva Cristo de carona pela cidade durante suas matanças???"
Mas a parte em que o Jimmy descobre o corpo na ambulância ficou muuuuito boa, muito bem feita, totalmente filme de terror.








Sam é ótimo ator, dissimula que é uma beleza. Mas ninguém é páreo para o super cérebro de Jimmy Olsen, que mesmo dopado não cai na lábia do paramédico.

Clark e Tess no avião indo para a conferência foi bem legal (infelizmente rápida). Os dois funcionaram muito bem juntos. Eles tem química. Tess estava linda, aliás mais linda do que nunca. Incrivel como ela sempre passava uma imagem de mulher mais velha, mas nesse episódio ela parecia uma jovem mulher determinada. Nota 10 para os maquiadores da série.

Clark bem que tentou embebeda-la, atitude estranha até mesmo para ele. O engraçado é que, numa disputa, ele ia acabar ficando bêbado primeiro que ela, de tão dura na queda que a Tess é? Eita manguaceira essa garota, HAUAHAUAHA. Eu pagava pra ver uma disputa de drinks all night long entre ela e a Lois, como no episódio da quarta temporada onde Clark vira jogador de Futebol e Lois disputa com um universitário pra ver quem aguenta mais tragos. Não sei qual das duas ganharia, mas garanto que a Tess seria uma rival inesquecivel pra Lois, e era capaz de uma delas só parar de encher a cara quando a outra entrasse em estado de coma álcoolico.







Aliás, 'simpaticissimo' o pai da Tess. A menina lá brincando de Pequena Sereia e ele fazendo ela se sentir como o Pinóquio, uma boneca de madeira toda quebrada depois de ser usada como diversão pelo pai bêbado. Pobre Tess.

Mas aí entramos no velho ponto, que nunca é demais lembrar: até que ponto Tess estava falando a verdade? Aliás, será que algo do que Tess diz é real?
Tess diz que encontrou o diário de Lex... Bom, quem lê spoilers, sabe bem que não foi exatamente o do Lex que ela encontrou.

Quando acorda, Jimmy encontra-se num quarto de hospital e, de repente, ouve a voz de Chloe gritando. Jimmy corre do seu quarto e vê Chloe fugindo e dizendo que a "coisa" está atrás dela. Jimmy corre desesperado através dos corredores do hospital durante a noite, aprocura de sua amada, onde vê Chloe sendo levada pelo Apocalypse, contra sua vontade, para outra sala. Cada vez mais drogado, agora assiste uma premonição do que pode ser a última cena da Chloe na Season Finale desta temporada! Jimmy está gritando no meio do corredor, ligando para Chloe, mas todo mundo vê e percebe que ele está sendo vítima de uma alucinação provocada pela droga. Uma cena grandiosamente desse episódio, principalmente quando ele grita desesperado sem poder fazer nada e depois e é dominado pelos médicos, e vê Chloe ali, bem a sua frente, são e salva. Pobre Jimmy.







Retomando a cena no avião...Tess comenta sobre e estranha sala monumental que Lex fez em homenagem a ele, quando o salvou na ponte. Fala que tinha muitos fotos, o carro destroçado e balas amassadas. Clark diz que não pode responder pelos delírios de Lex, mas então Tess afirma que Lex era muitas coisas, mas ele não tinha delírios. E comenta que todos tem seus segredos sujos e obscuros, que ela lhe contou o seu, e que talvez ele devesse revelar o dele. Clark afirma que não há nada a contar, que o que ela está vendo é o que ele é. Tess se levanta e pergunta ao piloto como está o tempo. A resposta é que o céu está claro, mas de repente o avião começa a tremer e cair. Clark abre o cockpit e não há ninguém, apenas um buraco na cabine do piloto. Tess pede ajuda a Clark, afirmando ter difilcudades respiratórias. Clark encontra uma máscara e tubo de gás oxigênio e o coloca em Tess. Nesse momento, ele tem um plano, mas para isso, discretamente entorta o tubo, trancando a respiração de Tess e fazendo-a desmaiar. Em seguida, ele caminha em direção a porta, e a arromba com um supersoco. Clark, então, pega Tess em seus braços e...pula!
É, para quem achava que Clark poderia voar nesse episódio...não foi dessa vez! Clark pula com Tess em seus braços e eles caem pelo ar, enquanto o avião explode logo atrás deles, em mil pedaços.












Enquanto isso, Jimmy não está determinado a provar sua lucidez e, mais tarde, segue Davis até um beco, onde consegue desmascarar Davis. O problema é que ele não contava com a intervenção de sua amada, que o impede de matar o Besta. Para os Chloe-fãs que diziam que ela fez isso para proteger o Jimmy, espero que tenha ficado claro que Chloe nem sabia que Davis estava se transformando, o que ela quis foi proteger o ET galhudo das garras contra o corno bravo.

Aliás, corno ferido é mais perigoso do que uma Besta sanguinária, Besta esse que ficou mansinho quando recebeu carinho da futura dona e domesticadora..

(Pausa: Ansioso para 8x18 # Eternal !)











Na mansão Luthor, temos uma cena entre Clark e Tess. Foi estranho ver Clark caindo feito um patinho nas tramóias de Tess Messer. Coitado, além de começar a acreditar na Tess, ainda entregou todo o jogo ao responder as perguntas dela sobre o que houve no avião.
A impressão é de que ela está fazendo dois jogos: um para arrancar a verdade do Clark, outro pra ver se dá uns pegas no seu querido jornalista. Pode ser isso, ou ela tem apenas esse jeito femme fatale de ser...
Bem, se Tess conseguiu enganar tão facilmente o Clark, ela não contava com a loirinha mais inteligente de Pequenópolis, que além de suspeitar das intensões da megera, ainda resolve bancar a 'supernanny' com Clark. Chloe aconselhando Clark a se demitir do Daily Planet e tirar o Red-Blue Blur de cena?!?! Tá loca?! Fumou gás?!? Querendo tirar dele tudo o que conquistou sozinho e a duras penas?!!? Chloe não suporta mesmo ver Clark caminhando pelas próprias pernas. Parte impactante do episódio, reparem na expressão do Clark assim que ela fala do quanto ele se mete em problemas por confiar nas pessoas erradas. Pra mim, foi claro: “Sim, sim, qualquer que seja ... Basta parar de querer bancar minha maldita mãe e cuidar da sua vida!...Você não tem um marido pra cuidar?"



HAHAHAHAHA
E então, quando eu pensava que todo castigo para Chloe era pouco, que ela devia ser esmagada pelo Apocalypse o quanto antes, ela leva aquele toco do Jimmy! Putz, Jimmy continuando na sua perfeição enquanto personagem, finalmente se dando conta de que Chloe larga tudo e todos por qualquer um, menos por ele! E larga: "Você foi o pior erro que eu cometi da minha vida!" Ua, por mais verdade que tenha sido todo aquele discurso (e a verdade dói, né? kkk), Chloe mereceu tudo aquela humilhação e muito mais. É, ouvir tudo aquilo frente dos funcionários e pacientes do hospital...coitada...já estava na hora de alguém meter a boca nela pra ver se ela se enxerga, deixa de ser contraditória e toma um rumo na vida. Chloe a 'la Ana Francisca' levando balde de tinta verde na cabeça foi... muito legal!! Não, não é que eu seja insensível, mas a inutilidade de Chloe na série já me torrou a paciência faz tempo! Ela não tem mais nada a oferecer a história (hum, e quando teve?!?) e fica aí, zanzando sem fazer nada útil, atrapalhando a vida de todo mundo e gastando o $$$ da CW...tsc tsc tsc






As cenas finais foram muito boas! Jimmy encerrou o episódio da maneira que começou, com estrelismo e seriedade. Agora, fica a dúvida no ar ao assistir a sua última cena: será que ele fica dependente de drogas?...A cena com Clark foi a melhor. Trabalhando até tarde no jornal, escrevendo a matéria sobre o incidente no avião, ele ouve uma chamada uma sirene pelas ruas e, supervelozmente, troca de roupa na cabine telefônica e sai, numa clássica homenagem ao mito que ele irá se tornar!
E a chuva toma conta dos céus de Metrópolis. Enquanto, da janela do seu apartamento, Chloe chora olhando para sua aliança, em outro lugar Davis reflete sobre sua vida, de baixo da chuva.









Muito bom episódio. Um dos mais darks e que, de certa forma, poderia ser uma continuação de "Prey", já que dá continuidade ao desenvolvimento de Davis e a dupla-identidade de Clatk Kent, como repórter e vigilante! Aguardo mais episódios assim...

NOTA 9,5 = só pecou por não ter mostrado a cena completa de Clark e Tess saltando do avião, com eles caindo até o chão. Foi muito rápida!

Agora, ansioso por "Eternal" (8x18), "Stilletto" (8x19), "Injustice" (8x21) e "Doomsday" (8x22)

Nenhum comentário: