sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

[Review] 11x01 "Guardian" (01-12)



Há poucos minutos atrás, estava re-assistindo em DVD, o ultimo episodio de "Smallville". Por mais que a serie tenha tido altos e baixos (bem mais baixos) em sua ultima temporada, é impossível não ter se emocionado em, pelo menos, uma cena de "Finale". Seja nos diálogos entre Clark (Tom Welling) e o fantasma de Jonathan (Johns Schneider), no casamento de Clark e Lois (Erica Durance), na morte de Tess (Cassidy Freeman) ou na primeira vez em que vemos Clark voar. Mas, se essas cenas não te causaram nenhum impacto...meu amigo, eu DUVIDO que você não tenha se arrepiado na cena final, com Clark se transformando no Superman, enquanto a trilha sonora clássica de John Williams tocava ao fundo! :)

Toda vez que eu assisto essa cena, eu me arrepio, pois foram 10 anos da minha vida acompanhando a jornada do meu super-herói preferido, no que foi - para mim - a melhor homenagem já feita ao Homem de Aço fora dos quadrinhos! Adolescência, incertezas, escolhas, amizades, decepções, amores, perdas, amadurecimento - tudo isso eu vive, paralelamente, a jornada de Clark Kent. Aquela cena final é a esperança e a certeza de que, no final, o bem sempre vence, e não ha nada melhor do que viver essa aventura chamada "Viva" ao lado das pessoas que amamos. Como Lex Luthor (Michael Rosembaum) citou uma vez: "O mais importante não é a chegada, mas a trajetória". E foi isso que Smallville nos mostrou. Toda historia tem um começo. E esse foi o fim de uma jornada. Uma nova inicia-se agora!

Quando a DC Comics anunciou a continuação de Smallville através dos quadrinhos, os fãs entraram em estado de ansiedade (eu incluso!). O escolhido para dar continuidade a serie e mostrar essa nova fase de Clark, agora o Superman, foi Bryan Q. Miller, ex-roteirista de Smallville e também responsável pelos quadrinhos da Batgirl e Supergirl por um tempo. Digamos que, se essa 11ª temporada fosse na TV, Miller seria o novo produtor-chefe, o showrunner da serie. O escolhido para dar vida a Tom Welling, Erica Durance, Michael Rosembaum & Cia nas paginas dos quadrinhos foi o desenhista Pere Perez.

"Guardian", o primeiro episodio da 11ª temporada, dividido em 12 edições, inicia-se 6 meses apos os acontecimentos de "Finale" (10x21-22), como bem descobrimos logo na primeira pagina.

"O sol brilha em Metrópolis. Já se passaram 6 meses desde o dia em que muitos chamam de "Contato". Embora que o céu estivesse escuro naquele dia. Ele passou a brilhar mais desde então. Tudo graças aos esforços incansáveis de um homem que é chamado de..." - a narração no radio é interrompida por Lex Luthor, que do alto de seu escritório na LexCorp, observa religiosamente todas as manhas, no mesmo horário, o Superman cruzar os céus de Metrópolis.

O mundo se tornou um lugar mais tranquilo. Metrópolis vive sob a calma e segurança proporcionada por seu "guardião". Mas, enquanto muitos (alem de Lex Luthor) acordam todas as manhas para ver seu salvador cruzar os céus (exceto Lois, que está dormindo no apartamento dela e de Clark, e sonhando com coelhinhos e tacos), longe dali, no espaço, uma plataforma espacial russa sofre um colapso causado por uma estranha e misteriosa fenda vermelha. Eis que vemos então, pela primeira vez na revista, o Superman em ação, resgatando um dos astronautas (que estava do lado de fora da estação) e concertando uma despressurização na nave, com sua visão de calor. Apos receber os agradecimentos dos astronautas, o herói vermelho-e-azul retorna a Terra, com um sorriso de satisfação de mais um dever cumprido. Essa é a premissa da 1ª edição, que contem 22 paginas (contando com a capa) e, apesar de curta, serve para situar o leitor no espaço-tempo da historia e apresentar o Superman ao mundo, desta vez de perto e esbanjando seu uniforme (que não tem a cueca por cima do collant).
Se não podemos ter uma noção exata de como ficaria o ator Tom Welling trajando o uniforme e sentimos falta de vermos os personagens em carne e osso, pelo menos aqui não precisamos nos preocupar com indisponibilidade de atores (Lex Luthor agora faz parte novamente do "elenco" principal da serie!) e nem com a falta de verbas e efeitos especiais para vermos o Superman em ação, voando e colocando seus poderes em ação.

Na 2ª edição, de volta a Terra, temos um breve momento entre Clark e Lois (ela vestindo um pijaminha azul com o "S" de Superman) em seu apartamento, que serve para nos mostrar como é o dia-a-dia do casal como um..."casal"...e lidando com toda a responsabilidade e dupla-identidade de Clark. Como foi explicado  no ultimo episodio da serie (na TV), mesmo morando juntos e tendo uma vida de casal, Lois e Clark tiveram seu casamento adiado.

Enquanto isso, na LexCorp, Luthor tem uma reunião secreta com ninguém menos que o General Sam Lane, pai da Lois. Ele tenta convencer o militar a interceder junto ao Secretario de Defesa para apoiar o projeto "Guardian" da LexCorp, que tem como alvo o Superman. Mas Lane é relutante, afirmando que o proposito de Lex poderia assustar a população (isso é a ultima coisa que o Exercito precisa agora) e resultar em abuso de poder, alem de que, será muito perigoso se cair em mãos erradas. No entanto, mesmo reconhecendo os esforços do Superman, o general parece inclinado a detê-lo, caso tiver a chance!





Essa edição marca também o 1º reecontro (ou seria agora encontro) entre Clark e Lex, desde que o careca perdeu suas memorias em "Finale". Um dos pontos altos desse episodio. É bem legal ver essa encenação toda desajustada do Clark, bem remetida a versão imortalizada por Christopher Reeve nos filmes antigos, alem é claro dessa dualidade de caráteres entre os ex-amigos, agora um ingenuo bonzinho atrapalhado e o outro, um sádico gênio intelectual.
Graças a recortes de jornal, Lex sabe que ele e Clark eram amigos, mas confessa ao repórter que vendo-o agora, não entende por qual motivo manteve uma amizade com ele. É interessante ver também esse ar de superioridade de Lex, estampado em sua cara e suas falas, enxergando em Clark um simples mortal comum, indiferente ao sistema hierárquico da sociedade, sempre submisso a vontade e o intelecto de pessoas superiores como ele. Pessoas que, para Lex, são facilmente manipuláveis e totalmente descartáveis.






 



Mas o encontro mais impactante vem a seguir! Ao ouvir um chamado, Clark desaparece supervelozmente, deixando Lex (que não percebe, obvio!) falando sozinho. Nisso, ela escuta uma voz familiar se dirigir a ele. E, ao olhar para trás, tamanho é o espanto (tanto dele quanto do leitor) ao se deparar com...Tess Mercer!

Na sequencia (Ed. 03), vemos o Arqueiro Verde deter uma quadrilha de traficantes no Porto de Metrópolis. Apos dar cabo do chefão e seus comparsas, altamente armados - diga-se, ele depara-se com um dos asseclas que ficou pra trás e que dispara um missel em direção na direção dele. Nesse momento, surge o Superman, mais uma vez, para salvar o dia.
Instantes depois, Clark Kent e Oliver Queen observam os policiais prendendo os traficantes, enquanto eles conversam. A amizade deles flui naturalmente aqui. Percebe-se como eles amadureceram como amigos, pessoas e parceiros. Essa camaradagem deles, que nunca foi muito bem desenvolvida na serie, aqui ganham melhores contornos. Vemos em Oliver, o amigo que Clark sempre buscou e pode contar. Já Oliver, nutre um profundo respeito e admiração por Clark.

Falando em amizade, temos a seguir as primas Lois Lane e Chloe Sullivan num bate-papo na Torre de Vigilância. As primas agora são mulheres cheias de responsabilidades. Ambas dividem a cama com super-heróis, e ter que guardar segredos e lidar com riscos e sacrifícios não é tarefa fácil. Uma conversa de primas sobre o assunto mostra como elas tentam lidar com isso todos os dias. Alias, durante a conversa, descobrimos que Chloe voltou ao mundo do jornalismo, e alem de suas responsabilidades na Torre de Vigilância, trabalha no Jornal Oficial de Star City (para os fãs que reclamavam da loirinha ter perdido sua essência em virtude de sua prima, ta ai o consolo!). Chloe, incomodada com o relato do Superman sobre a "brecha" que ele viu no espaço, faz uma varredura insistente nos dados e satélites da Torre, e por fim, ao ter acesso numa das câmeras, descobre que a Terra pode estar para receber um novo "visitante"!



Mas não é apenas Lois e Chloe que estão incomodadas com algo. Enquanto isso, no Hospital Geral de Metrópolis (estamos na Ed. 04), Lex Luthor realiza uma ressonância, apos seu "encontro" inusitado com sua falecida irmã, Tess. Mas para sua surpresa, o medico lhe revela que, apesar de ser adulto, seu cérebro parece novo, e a neurotoxina que apagou suas memorias, também fez com que o funcionamento da sua mente ficasse acima do normal. Mesmo assim, Lex quer saber por qual motivo ele teve aquela alucinação, e o medico lhe indica procurar um terapeuta - e é ai que descobrimos que Lex mentiu para o mundo sobre a morte de Tess, afirmando que ela cometeu suicídio. Nesse momento, quando o medico se afasta, Lex é surpreendido novamente por Tess e a confronta. Mas o que será isso? Uma alucinação ou um fantasma? Bem, segundo Tess, ela não é um fantasma. Questionado sobre sua obsessão com o Superman, Lex afirma que ele é perigoso e alguém com seu nível de poder, em questão de tempo, vai começar a abusar.
Nisso, seu ajudante Otis (isso mesmo! Aquele Otis! O mesmo ajudante atrapalhado do Lex Luthor Gene Hackman em Super-Homem: O Filme) aparece perguntando se Lex prefere adiar sua Conferencia, ao que o vilão nega, afirmando que, se os militares não farão nada para proteger as pessoas, alguém terá de deter o Superman!

Sob a orbita da Terra, o Superman tenta rastrear algum vestígio da tal nave misteriosa ou qualquer outra coisa, enquanto se comunica com Chloe por um comunicador auricular. Utilizando sua visão de raio-X, descobrimos que seus poderes evoluíram ainda mais no decorrer desses últimos 6 meses - deixando ate mesmo Chloe surpresa.
Uma serie de testes no Laboratórios S.T.A.R.S de Tecnologia e Pesquisa Swann (reparem a homenagem a Christopher Reeves nessa cena) realizados pelo Dr. Emil Hamilton no Superman, confirmam as novas habilidades adquiridas pelo herói, como visão infra-vermelhovisão-gama e ate visão multi-espectro. Emil conta que o S.T.A.R.S Labs. foi criado pelo falecido Dr. Virgil Swann para ajudar o "Viajante" a descobrir mais sobre si mesmo e o mundo ao seu redor, e revela uma sala onde estão armazenados protótipos-robôs de um programa intitulado H.E.D (mais tarde veremos isso).
Apos os testes, Superman recebe uma mensagem de Lois Lane - através de uma especie de "bip" inserido em seu cinto(!) (serio, achei isso MUITO tosco!), sobre a coletiva de Lex para a imprensa, e voa para lá.

Na Conferencia, Lois Lane e Lex Luthor degladiam quando a intrépida repórter começa a fazer perguntas sobre sua ausência nos últimos anos, sua suposta morte e a morte de sua irmã, Tess. Utilizando os pecados de seu falecido pai Lionel Luthor como desculpa, Lex mente que fugiu para se esconder da má reputação deixada pelo legado Luthor, o que teria levado Tess a cometer suicídio, forçando assim o seu retorno.
Clark chega atrasado, todo desajustado em seu disfarce, e comenta com Lois que, mesmo ambos sabendo que Lex matou Tess, eles não podem fazer nada sem terem provas. Lex dá continuidade ao seu discurso anti-heróis e apresenta o seu projeto de Plataformas de Defesa "Guardian", que estreará em 2 dias, com o intuito de detectar e deter possíveis ameaças de outros planetas. Quando questionado sobre onde ele conseguiria alguém em tão pouco para colocar a Plataforma em orbita, o vilão apresenta o seu "escolhido", Comandante Hank Henshaw.

Aqui, abre-se um parenteses: O nome "Hank Henshaw" soa familiar? Ora, se você é um velho amante/colecionador/leitor de quadrinhos do Superman (como eu) e já leu a famosa saga dos anos 90 "O Retorno do Super-Homem" (que acontece apos a igualmente famosa "A Morte do Super-Homem"), com certeza o conhece e já sabe o que esperar. Mas, se você conhece apenas "o mundo de Smallville" e quer saber mais sobre o personagem, CLIQUE AQUI. Ou, se não quiser estragar a surpresa, siga lendo o review abaixo.

Na 5ª edição, há exatamente 50 milhas de Metrópolis, faltando 10 horas para o lançamento de "Guardian", Oliver vai atrás de Lex, na fabrica em Pequenópolis, exigir que ele aborte o seu projeto, sob a alegação de que o Exercito não permitirá que ele mantenha um sistema de vigilância no céu. Um debate se inicia entre os dois, onde Oliver acusa Lex de ter assassinado Tess e promete fazer de tudo para desmascará-lo.
Com um ar de chantagem, Lex afirma que sabe que Oliver está construindo secretamente uma Instalação no lado mais distante da lua para os heróis (será que futuramente veremos a famosa Torre de Vigia Espacial da Liga da Justiça?). Lex termina a conversa questionando o fato de que ele e Oliver foram amigos no colegial, e que se sente contente em não se lembrar disso (ao que tudo indica, ele não se lembra que ambos foram responsáveis pela morte de um colega, nessa época!). Oliver e Lex sempre foram inimigos na serie de TV, e aqui a rixa entre eles continua ainda mais tensa, mesmo apos a perda das memorias de Lex. E o vilão, em seu ódio/inveja dos super-heróis, sabendo da dupla identidade de Oliver, pode a vir complicar a vida do playboy de algum jeito.

Agora, faltando pouco para o lançamento de "Guardian", o astronauta Hank Henshaw saboreia uma ultima refeição antes da missão, enquanto é entrevistado por Clark. E o repórter logo percebe que, mesmo a serviço de Lex Luthor, Hank é uma boa pessoa. Alguém que gosta de saborear cada detalhe da vida; seja sentir o aroma e degustar um bife suculento, sentir o bater da chuva em seu rosto ou estar com a família. Hank sente-se orgulhoso por ter a chance de fazer parte do projeto e tem a esperança de ajudar as pessoas, no processo.

Enquanto isso, no S.T.A.R Labs., Emil descobre que o scanner que Superman levou para a orbita captou uma fraca trilha de íons descendo na Terra, cuja trajetória leva a...adivinhem...Pequenópolis.

Na Plataforma, o ônibus-espacial Guardian decola, sob a vista da imprensa, que cobre o lançamento. Lois e Clark estão presentes. Já sobrevoando os céus, porem, quando a espaçonave ativa a separação do tanque de combustível, algo dá errado. Usando sua mega-audição, Clark percebe o perigo, mas antes que possa fazer alguma coisa, a espaçonave explode sob a vista de todos. E longe dali, em Pequenópolis, o acidente ilumina o céu, sob o olhar atento de um estranho "visitante", ao lado de sua nave caída, que exclama: "Esse parece ser um trabalho para o Superman!"

Chegamos a metade do episodio (Edição 06)! Enquanto as testemunhas entram em panico na plataforma, Clark se transforma no Superman e voa supervelozmente em direção a espaçonave.
Utilizando seu super-sopro congelado, o Superman apaga o fogo antes que ele se espalhe para o tanque de combustível - e em seguida o separa da nave. No entanto, o herói descobre - através de sua visão multi-espectro - que há uma enorme quantidade de radiação vazando da célula de força da plataforma. Mesmo que os astronautas cheguem a orbita, a radiação irá matá-los.



 



Com o auxilio de Chloe na Torre de Vigilância, o Superman se comunica com Henshaw e avisa-o que sua cabine está prestes a se despressurizar, e precisa que ele a abra, para salvar os tripulantes.
Henshaw pede para o herói salvar seus companheiros, mas avisa que ele irá permanecer na nave e levar a Guardian ate a orbita, pois não pode deixar que a radiação chegue a Terra.
Correndo contra o tempo, Superman resgata os outros astronautas e leva-os para Terra, voltando imediatamente para buscar Henshaw, que já chegou na orbita e está ficando sem oxigênio.
Essa cena consegue transmitir toda a tensão do Superman, que esforça-se ao máximo para alcançar Henshaw, enquanto este perde a respiração aos poucos.
Já na Terra, o astronauta é atendido por uma equipe de paramédicos, enquanto tem uma parada cardíaca. Eles conseguem reanimá-lo, mas Henshaw está muito debilitado de radiação e a falta de oxigênio. Superman entra em contato com Chloe e manda os médicos levarem o paciente para o Star Labs, sob os cuidados do Dr. Hamilton.
Nisso, Lois chega e um Superman irritado conta que - segundo Hank - a explosão não foi uma falha de ignição.
Na LexCorp, Otis chega com os resultados das pesquisas (solicitadas por Lex) sobre a neurotoxina, e Lex com um sorriso, afirma que tudo está conforme o planejado e que, em breve, ele e o Superman terão uma conversa bastante interessante.

A 7ª edição começa com Arqueiro Verde e Chloe, no meio do milharal em Pequenópolis, a noite, procurando pela tal nave caída. Essa cena é bem legal, pois nos dá uma noção de como é o relacionamento dos dois, agora casados - os Chlollies vão amar! [Eu, particularmente, acho que Chloe dava muito mais certo com Jimmy, a química entre eles era muito melhor e soava bem mais natural. No entanto, não posso negar que ela e Oliver formam uma ótima dupla na luta contra o crime. Nesse quesito, eles nasceram um para o outro]. Durante a busca, eles relembram que, com exceção de Clark e John Jones, visitas de outros planetas nunca costumam ser amigáveis (Kryptonianos! Brainiac! Apocalypse). Por fim, o casal encontra a nave vazia, mas são surpreendidos ao verem a logomarca das Industrias Queen nela!
O Arqueiro confirma que tem investido secretamente em ajudar John Jones a construir um posto da Torre de Vigilância na lua, mas garante que sua empresa não construiu essa nave e que não faz ideia do que ela seja.

No Star Labs., Dr. Hamilton trabalha num dos robôs-protótipos, quando recebe a visita de Lois. Ele a leva para ver o corpo encubado de Hank Henshaw, que está sendo observado por sua esposa. Henshaw sofreu queimaduras graves e perdeu as funções motoras, mas o pior de tudo é que ele está consciente e pode sentir todas as dores! O problema é que sua esposa culpa o Superman pelo estado dele, mesmo Lois advertindo-a sobre a gravação que prova que foi o próprio Hank quem quis sacrificar-se para levar o vazamento de radiação para a orbita.

Na LexCorp, Lex é surpreendido pela chegada abrupta do Superman, que estoura os vidros de seu escritório. Furioso, o herói acusa-o de sabotar o lançamento do ônibus espacial e por a vida de pessoas em risco. Mas logo quem é surpreendido é o Superman, com a chegada de helicópteros militares que ameaçam abrir fogo, se ele não se entregar.

Enquanto Superman voa desviando de um missel (8ª edição), Lois liga para seu pai, o General Lane, que comanda a operação. Percebemos que, mesmo hesitando por um momento, o general segue as ordens de seus superiores, que desejam ver do que o Homem de Aço é capaz. Então, Lois entra em contato com seu amado que, apos deter o missel, agora está prestes a lidar com metralhadoras. Superman manda Lois correr e os helicópteros abrem fogo contra ele! Obviamente, isso não o afeta, mas as balas ricocheteiam no peitoral de aço do herói, acertando um dos helicópteros que cai bem na direção de Lois (que havia se escondido debaixo de um carro). Supervelozmente, Superman a salva, instantes antes do helicóptero espatifar o carro. Vendo sua filha salva pelo herói mais uma vez (na 1ª vez, ele ainda era o Borrão  no episodio 10x07 "Ambush" da serie), Sam ordena que cessem fogo.

Enquanto observa, do seu escritório, os estragos feitos, Lex novamente se depara com Tess.
Dessa vez, finalmente descobrimos "o que" ela é! Novamente fazendo referencia a episódios de outras temporadas da serie (dessa vez o 3x19 "Shattered"), nas palavras de Lex Luthor: " - Memorandos internos revelaram um época não muito distante em que o querido velho pai tentou apagar a minha memoria. Foi dai que a toxina veio. Ele recorreu a um Tratamento de Choque quando a toxina se mostrou... problemática. O Summerholt começou a testar nos internos do Belle Reve. Um sujeito atacou durante o processo, assassinando o homem que administrava a droga. Pouco tempo depois, ele começou a conversar consigo mesmo, jurando que ainda podia ver o doutor na sala. Eles estavam ligados, de algum jeito. Começando a soar familiar, maninha? Toda minha incrível inteligencia, minha alta capacidade cerebral... é o meu jeito de lidar com uma segunda consciência a bordo."

Resumindo, essa Tess não é um fantasma nem uma alucinação. Sua consciência está presa, de alguma forma, a mente de Lex. Ele afirma que está tomando medidas necessárias para remediar essa situação, e só precisa de alguém para testar o procedimento primeiro.
O que fica logo claro quando, em seguida, ele invade o Stars Labs. e anuncia uma proposta para a Srª Henshaw, ao mesmo tempo que avisa o Dr. Hamilton que precisará de um de seus androides emprestado.

(Ed. 09) Num raro momento de tranquilidade, vemos Superman e Lois sobrevoarem juntos os céus de Metrópolis. Enquanto isso, o Arqueiro Verde e Chloe continuam sua busca pelo piloto da misteriosa nave, no milharal em Pequenópolis. Aqui vemos Chloe insegura sobre o seu futuro em Star City (a cidade de Oliver). O casal tem uma conversa, e Chloe confessa que não tem certeza se quer se mudar para Star City, mesmo achando que é o que eles deveriam fazer, afinal eles são casados agora. O Arqueiro, então, comenta que Star City é a 2ª cidade com mais índice de criminalidade (aqui temos uma menção a Gotham City), ou seja, Metrópolis já tem o Superman, e em Star City eles podem fazer a diferença. Então, Chloe cogita a possibilidade de um possível herdeiro, o que Oliver desconversa e segue na busca pelo "visitante". Nisso, eles percebem manchas de sangue em uma folha e sugerem que não são os únicos ali "caçando" o tal visitante. E, sem que percebam, são vigiados por um estranho, nas sombras.
Horas apos o inicio do procedimento, o transplante de Hank Henshaw para um corpo-androide é finalizado.
Contudo, Emil é proibido pelos seguranças de Lex de entrar em sua própria sala. Lex e a esposa do astronauta vão ver como o paciente esta. Contudo, a reação de Hank é contraria ao esperado, e ele ataca Lex, furioso, erguendo o milionário no ar pelo pescoço, perguntando porque fez isso com ele.
E aqui vemos outra referencia aos quadrinhos, desenhos e ate a serie de TV "Lois & Clark", quando Emil utiliza um relógio-comunicador para emitir um chamado de emergência para o Superman (parecido com o que era utilizado por Jimmy Olsen, em outras mídias).

O episodio entra em sua reta final (ED. 10) e, apos apagar 10 incêndios simultaneamente em locais diferentes (deixando o Corpo de Bombeiros confuso e atordoado), o Superman se encontra com General Lane e seus homens. Lane manda seus homens abaixarem as armas, e Superman garante que Lois está sã e salva. O herói afirma que não atacou as Plataformas Guardian, mas admite que perdeu a cabeça com Lex Luthor. Lane afirma que alguém na posição dele não pode se dar ao luxo de sentir raiva, e admite os feitos heroicos dele, porem mesmo assim Washington teme um homem que tirou um planeta de orbita com as próprias mãos.

Agora, vamos abrir um outro parenteses aqui! Cá entre nós, amigos leitores, me digam como que o General Lane não reconhece o Clark/Superman? Por acaso, ele não esteve na casa do Clark 6 meses atras (em 10x07 "Ambush")? Ele conversou com Clark! Ele ate o interrogou! E fez tudo isso olhando bem para o rosto dele! Poxa, o cara é "casado" com a filha dele! Em nome de Rao, como ele não percebeu que Clark é o Superman?!? 
E ainda tem Lex Luthor...por mais que o careca tenha perdido a memoria, ele mesmo contou a Clark (nessa edição! Volte a resenha la em cima, no reencontro entre os dois!) que sabe da amizade deles, devido a matérias de jornal. E sabemos que, durante a serie na TV, Clark teve sua cara estampada (sem óculos ) muitas vezes em jornais! Então, como ele também não reconheceu o Clark, quando o Homem de Aço invadiu seu escritório (novamente, nessa edição)? É como se você não reconhecesse seu pai ou sua mãe só porque está usando uma roupa diferente do dia anterior! :S
Pois é, Smallville...continua cometendo furos mesmo apos o fim da serie (na TV)! ¬¬
PS: É nessas horas que eu queria que tivessem copiado aquela famosa cena de "Superman: O Filme" no episodio "Finale" (10x21-22), ou que utilizassem algum cristal na Fortaleza da Solidão, e fizessem a mente das pessoas voltar no tempo para que não se lembrassem de Clark, antes dele se tornar o Superman. 
Seria como dar um tapa na cara dos fãs de longa data, colocando no "lixo" toda a mitologia que os produtores criaram dentro da serie? Sim. Talvez. Mas, ainda assim, seria muito mais aceitável do que ter que engolir esses furos gigantescos agora!

Voltando a review...Superman recebe o chamado de Emil, e pede desculpas ao general, mas avisa que precisa ir. No caminho, o doutor lhe explica o que aconteceu.
No laboratório, um Hank-Ciborgue, enfurecido, acusa Luthor de ter sabotado a Plataforma Guardian e te-lo transformado numa maquina, arremessando contra uma vidraça. Sua esposa, Terry, tenta acalmar o marido e insinua que o verdadeiro culpado é o Superman, por não te-lo salvo a tempo (teoria apoiada imediatamente por Lex), mas o androide acaba explodindo seu próprio corpo humano (em coma numa maca) acidentalmente. Nesse momento, o Superman chega e Henshaw o ataca, mas o herói desvia-se e arremessa-o contra uma parede de concreto, desmantelando o corpo androide. Superman pede desculpas, mas avisa que não pode salvar a todos. Nisso, um Super-Ciborgue ensandecido se reconstitui e ataca ferozmente o Homem de Aço, afirmando que é hora de alguém assumir o lugar dele.





A luta continua na edição seguinte, com Superman sendo arremessado através de prédios da cidade.
Ele tenta parar Henshaw, afirmando que não irá lutar contra ele, mas o ciborgue não quer conversa e continua a atacar o herói, que percebendo que Hank não está no controle de suas ações, decide enfim revidar e detém o vilão.
Enfim neutralizado, Hank é preso em confinamento no Star Labs. Reconhecendo seu erro, ele pede desculpas ao Superman.

Enquanto isso, o Arqueiro Verde e Chloe percebem que estão sendo seguidos e decidem se separar. Oliver então se depara com o misterioso "visitante", que utiliza uma roupa de couro e um capacete. Ele ataca o Arqueiro e ambos lutam no meio do milharal. Oliver pergunta por que a nave tinha o seu nome, e o visitante responde que foi a sua esposa quem construiu e lhe deu. O Arqueiro, confuso, fica ainda mais surpreso quando o visitante insinua que eles se conhecem de outro mundo. E, nisso, o Arqueiro é golpeado. O visitante o rende e pergunta onde está Clark, mas é atingido no braço por um tiro disparado por Chloe.
Então uma explosão brilhante separa o casal de heróis do "visitante", e um outro ser misterioso (o mesmo que estava vigiando Chloe e Oliver) avisa o "visitante" que logo nosso mundo irá morrer, igual ao ultimo antes deste. O Arqueiro e Chloe correm de volta ate o visitante e veem o "visitante" ferido gravemente, enquanto o outro desconhecido partir num portal (mas sem conseguirem ver seu rosto).
Oliver tira o capacete do "visitante" e, para surpresa deles (e nossa!), é uma versão de Chloe, porem com cabelos escuros. A Chloe do universo alternativo avisa que a Terra 2 não existe mais, e morre.



A ultima edição (12) do episodio 11x01 "Guardian" inicia no dia seguinte.
Superman faz uma visita a Lex, no escritório da LexCorp. O herói pede desculpas ao milionário por te-lo atacado e diz que, com tudo que aconteceu, prefere acreditar que, de alguma forma, ele estava tentando fazer o bem. Decepcionado por não ter tido sucesso com o projeto droide (que o ajudaria na sua tentativa de se livrar de Tess), Lex diz lamentar não poder ajudar as pessoas. Ingenuo, Superman afirma que Lex o lembra muito "alguém que ele conhecia", e admite te-lo julgado mal, estendo-lhe a mão. Porem, Lex não corresponde e ainda ironiza a atitude do herói.
Nisso, Superman vê uma tela se abrir na parede do escritório, exibindo uma especie de mapa da LexCorp, com um ponto vermelho piscando bem no escritório. E, então  vem a revelação bombástica:

LEX - Parece que o isotopo que a LexCorp estava usando para abastecer a plataforma Guardian deixou uma trilha residual de radiação quando a célula de força rompeu. Só agora que descobrimos que a radiação esta viva.
SUPERMAN - Aquele...aquele sou eu. (percebendo que o ponto vermelho virou uma replica dele no mapa)
LEX - Não se preocupe. A radiação não apresenta nenhuma ameaça física a ninguém próximo de você  Por isso ainda estou próximo de você. E, infelizmente, qualquer pessoa com o tipo certo de satélite provavelmente será capaz de acompanhar cada movimento seu pelos próximos 500 anos ou mais.
SUPERMAN - O lançamento...o acidente...era tudo sobre mim?
LEX - Para referencia futura, você talvez queira ser mais cuidadoso com quem você irrita.

Sem palavras...Manipulador, frio, gênio, sádico e sociopata.
Senhoras e senhores, estamos diante do autentico Lex Luthor!

A unica vez que vi uma maldade tão grande assim do personagem, foi quando o mesmo colocou Clark e Lana Lang contra a parede, forçando-os a escolherem entre seu amor e salvar a cidade (8x14 "Requiem") - já que apenas Lana (absorvida por poderes semelhantes aos de Clark) poderia se aproximar da kryptonita e deter a bomba (ficando assim infectada pela kryptonita, o que impossibilitou Clark e ela de permanecerem juntos).
Os Lex's Gene Hackman (Super-Homem 1, 2 e 4), John Shea (Lois & Clark) e Kevin Spacey (Superman - O Retorno) devem estar atordoados por nunca terem pensado nisso antes!

Horas depois, no terraço do Planeta Diário, Superman se encontra com Lois e diz que Clark Kent terá que desaparecer por um tempo. Ele, então, conta o que aconteceu, deixando Lois indignada. Clark não pode voltar para o jornal, nem para o apartamento deles, nem para a fazenda, caso contrario, Lex seguirá os seus passos e destruirá tudo o que ele e Lois construíram juntos. O casal se abraça, incertos do que lhes esperava dali pra frente. Superman promete que vai encontrar um jeito de voltar para ela, e Lois promete que fará de tudo para derrubar Lex. Eles se despedem com um beijo.

Enquanto isso, no Centro Medico de Pequenópolis, a Chloe da Terra-2 não resiste e morre. Oliver consola a Chloe "original", abalada por ver uma versão de si mesma morrer baleada. Oliver conta que, antes de morrer, ela estava tentando entregar uma mensagem: "Diga ao Superman que está vindo."
"- O que está vindo?" - pergunta Chloe. Ao que Oliver responde, em seco:
"- A Crise."

UAU! Será que Miller terá coragem de adaptar simplesmente a saga mais famosa das historias em quadrinhos? Para entender do que eu estou falando, LEIA AQUI.

Anoitece em Metrópolis. Os cidadãos podem dormir tranquilos. Mais uma vez, as ruas estão limpas e a cidade está a salvo. A sensação de segurança proporcionada pelo seu "Guardião", que vigia atentamente a cidade, paira tanto sobre os bons quanto os maus. Mas nem todos em Metrópolis estão conseguindo dormir...
Da janela de seu apartamento, Lois inclina seu rosto para o céu  Ela sabe que ele está escutando. E, embora não seja o suficiente, terá que ser...por enquanto: "Eu Te Amo" - diz Lois, que derrama uma lagrima, enquanto o Superman cruza o céu num risco, como resposta a sua amada.



E assim termina o 1º episodio da 11ª Temporada de Smallville em Quadrinhos.

A proposta é fiel a serie de TV? Nem tanto, já que "Smallville" sempre teve seu foco na vida de Clark Kent, antes de assumir o manto de Superman (inclusive, o próprio titulo da serie já não se encaixa mais aqui, já que a maior parte da historia se passa inteiramente em Metrópolis). Isso sem contar nas liberdades criativas, proporcionadas pela transferência de uma mídia para a outra: se aqui, o episodio foi recheado de ação com Superman efetuando vários salvamentos, detendo helicópteros militares nos céus de Metrópolis e tendo uma luta colossal contra o Super-Cyborgue, num episodio normal da serie de TV, não teríamos nem metade disso! (devido o baixo orçamento que a serie recebia do canal The CW). E, apesar disso enriquecer a trama, possibilitando cenas com efeitos espetaculares nunca imaginados na versão para a TV, fica uma sensação disso ser uma revista mensal do Superman, e não uma adaptação propriamente de Smallville. Alem disso, são muitos acontecimentos num episodio só (as vezes, tem-se a impressão que cada edição é um episodio, na verdade). Os desenhos de Pere Perez conseguem retransmitir a fisionomia de alguns atores na tela como Tom Welling (Superman/Clark), Michael Rosembaum (Lex Luthor) e Justin Hartley (Arqueiro Verde), mas em outros casos, os desenhos fogem de qualquer aparência - como é o caso de Erica Durance (Lois Lane) e Cassidy Freeman (Tess Mercer).

Apesar disso, esse episodio foi muito bem e já me deixou com gostinho de "quero mais", principalmente pelos dois cliffhangers deixados para o restante da temporada.
O roteirista Bryan Q. Miller teve uma ideia surpreendente, ousada e cheia de possibilidades. De uma lado, fica agora a expectativa para saber como o Homem de Aço conseguirá reverter essa situação impossível ao qual foi submetido. Do outro, o "visitante" da (agora extinta) Terra 2 deixou indícios de que podemos ter uma adaptação da famosa saga "Crise nas Infinitas Terras" em Smallville! "A Crise" foi simplesmente a saga de maior impacto no universo das HQ's até hoje, e causou uma total reformulação nos personagens da DC Comics, nos Anos 80. Inclusive no Superman!
Vejamos como será o desenrolar dessa trama mirabolante no decorrer dessa temporada, que já inicia cheia de ação e muitas reviravoltas!

NOTA: 5/5

#Baixe o Episodio 11x01 "Guardian" COMPLETO (Ed. 01-12) - AQUI


5 comentários:

Jaqueline disse...

Nossa, eu fico imaginando essa continuação na tv e choro de emoção kkkk ta maravilhoso,Smallville marcou a minha vida.. amei amei demais.. parabéns!

Daniel disse...

gostei do episodio bateu uma nostalgia aqui :) e igual a jaqueline falou imagina isso na tv q bom q seria




e sobre a questao levantada por vc smael do óculos e tal, do fato de todo mundo ter visto o clark sem óculos mas n reconhece-lo como superman , isso nao é só de smallville nao, esta em todo os quadrinhos do superman , eu me pergunto até hj , como só umm óculos pode ser o meio de diferncia-lo do superman ? achoq essa resposta só jerry siegel vai ter rsrs

Daniel disse...

sobre o general lane acho q ele até sab q clark é o superman , mas por respeito a lois ele nao fala nada e até pq aparentemente ele confia no clark

sobreo episodio ambush tem uma cena q deixa bem claro isso , inclusive até clark descofia q ele saiba da identidade


mas achoq visto q ele é um generalele deve obediencia ao seu pais por isso ele atacou clark , provavelmente sabendo de clark aguentava , mas na hr q ele viu sua filha em perigo cessou o ataque .....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Smallville e mais que uma historia, representa caráter... e o maior de todos, o AMOR" que deve prevalecer em nós e pelo próximo.
Só não consigo entender esse fim. Já que o filme (Superman o Retorno) não parece ter nada haver
com a historia da última temporada de Smallville, contudo veio o 11 temporada, mas só em quadrinhos. Agradeço o criador da série...