domingo, 18 de dezembro de 2011

[HQ] O Casamento do Super-Homem


O CASAMENTO DO SUPER-HOMEMTítulo: O CASAMENTO DO SUPER-HOMEM (Editora Abril) - Edição especial

Autores: Roteiro: Dan Jurgens, Karl Kesel, David Michelinie, Louise Simonson e Roger Stern;

Preço: R$ 5,00 (preço da época)

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Maio de 1998

Sinopse: Depois de desmanchar o noivado com Clark Kent, Lois Lane deixa Metrópolis para colocar as idéias no lugar, trabalhando como correspondente internacional. Mas, lógico, não consegue ficar longe de encrencas.

Enquanto isso, o alter ego do Super-Homem ocupa interinamente o cargo de editor-chefe do Planeta Diário, porque Perry White está afastado lutando contra um câncer de pulmão. Pra piorar, ele perdeu seus poderes e está morrendo de saudades de sua ex.

Mas quando Lois retorna à cidade, invadindo a redação do jornal com um vestido de noiva todo rasgado, não tem jeito. No reencontro os dois admitem que nasceram um para o outro e decidem se casar!

Positivo/Negativo: Em 1996, a série televisiva Lois & Clark (As Novas Aventuras do Super-Homem por aqui) fazia grande sucesso nos Estados Unidos. Foi quando os produtores decidiram que atrairiam ainda mais audiência se Clark Kent e Lois Lane se casassem.

O Convite

Mas isso não havia acontecido nos quadrinhos, a mídia original do personagem... Sem problemas! A Warner, produtora do seriado, é também a proprietária da DC Comics e simplesmente deu o recado: depois de 58 anos era hora de Clark e Lois trocarem alianças.



E assim nasceu esta edição especial, que saiu nos Estados Unidos em dezembro de 1996 e chegou às bancas brasileiras em maio (o mês dos noivos!) de 1998.

É uma história atípica. Lembra muito mais um sitcom da TV norte-americana, com alguns superseres no elenco. A trama tem de tudo: o casal reatando, despedida de solteiro, chá de cozinha, sogro que não aceita o casório, briga em bar, escolha do vestido de noiva, procura por um apartamento, Máxima tentando novamente convencer o Super-Homem (na época ainda não havia sido adotada a grafia do nome em inglês) a "juntar os trapos" com ela e muitos convidados especiais.

No entanto, como era previsível, a história é pouquíssimo atrativa, uma colagem de variadas situações pelas quais toda pessoa passa quando vai se casar, com o acréscimo de, nesta fase, o herói estar sem poderes (a seqüência em que ele se cansa após correr atrás de um bandido é risível). Passa a impressão de que foi algo feito às pressas, o que tirou muito do charme desse momento tão marcante dos quadrinhos.

Há ainda situações muito forçadas, como Lois, de vestido de noiva (fingiu que ia casar com um bandido), botando três brutamontes pra dormir e obrigando o piloto a pousar o avião em que estava; Mxyzptlk aparecendo só para dar o ar da graça, sem aprontar nada; e Lex Luthor assistindo a tudo no melhor estilo Big Brother. Ah, Batman também faz uma "ponta" para dar um presente ao casal e dizer que montou uma força-tarefa para proteger Metrópolis durante a ausência do Super-Homem.

Nos desenhos, a intenção foi juntar vários nomes históricos e atuais (na época) da trajetória do personagem. Idéia bacana, mas o resultado é pra lá de irregular. Enquanto nomes como Tom Grummet, John Byrne, Stuart Immonen, Dan Jurgens e Curt Swan fazem belas páginas, há outras horríveis, como as de Al Plastino (totalmente datada), Jon Bogdanove (a 31 é uma das piores) e Ron Frenz (na 63, primeiro quadro, o Super parece que foi achatado).



Na cena final, na igreja, entre os convidados estão vários artistas e escritores do Homem de Aço em todos os tempos e o staff da DC na época. O padre era Jerry Siegel, um dos criadores do herói.

Nos EUA, a edição teve uma tiragem limitada para colecionadores, com o "S" em relevo na capa em detalhes prateados. Aqui, a Abril usou apenas uma cor especial no logotipo do herói. Mas a editora teve uma grande sacada: enviou para os jornalistas um convite do casamento (veja ao lado), um souvenir simples e atrativo que ajudou bastante na divulgação.

O CASAMENTO DO SUPER-HOMEMNo entanto, se acertou na estratégia para atingir a imprensa, a editora errou um bocado na página de créditos. Foram elencados os autores a partir da página 5, mas a numeração da HQ começava do 1. Mais: várias artes são atribuídas erradamente. Os créditos corretos são os listados na abertura desta resenha.

Além disso, a Abril poderia ter usado no miolo, no lugar de uma página de propaganda interna, a capa alternativa da edição (confira ao lado), uma imagem bem bacana assinada por John Byrne.

O Casamento do Super-Homem não passa nem perto de ser uma HQ de qualidade memorável, mas tem um valor histórico incontestável. Afinal, mostra o primeiro dos super-heróis entrando pro rol dos homens sérios! Só por isso vale ser procurada em sebos.

Classificação: - Sidney Gusman

Fonte: Universo HQ

4 comentários:

ClarkKentLane disse...

Acompanhei tudo que foi citado desde a revista até a série de L&C quando era re-passada o na warner ainda.

Eu tenho uma dúvida quanto a um personagem das histórias do Superman que eu pesquisava a uns tempos atrás... Chris Kent, que é referido como um filho de Clark, que Lois ajuda a criar por um determinado tempo, e é um dos outros kriptonianos que escapa do planeta. Se não me engano o Lex sabia sobre esse garoto e armou planos relacionados a ele. Parece que ele vai embora do planeta depois.

Alguém que conhece melhor poderia me dizer mais sobre o Chris Kent?

Unknown disse...

casal clássico dos quadrinhos, cinema, tv etc! Adoro eles.

oii Ismael, brigadão pelo seu big comentário que eu li com muito prazer, smallville terminou, mas não em nossos corações!

seja bem vindo ao meu blog, e visite-o sempre!

http://monteolimpoblog.blogspot.com/

Isma-El Kavallera disse...

Olá, Gabriel

Obrigado, cara!

Acabei de relacionar o seu blog aos favoritos pra galera aqui do blog curtir o seu trabalho também!

Grande abraço

Isma-El Kavallera disse...

ClarkKentLane,


*O ÚLTIMO FILHO (2007)
- Escrito por Geoff Johns e Richard Donner

Um jovem é visto a bordo de uma nave em Metrópolis. Embora o governo tenha trabalhado junto com Superman para descobrir de onde era o garorto, eles o movem de área sem o consentimento do Homem de Aço. Frustrado, Clark toma o garoto e o leva para Smallville. Lois e Clark decidem adotá-lo como Christopher Kent.
Quando General Zod, depois de anos preso na Zona Fantasma (graças a Jor-El), escapa, ele coloca Superman lá.
Após conseguir escapar, Superman derrota Zod. Este dica frustrado em saber que seu filho, Lor-Zod (que é na verdade Christopher) o rejeitou e prefere ficar com Kal e Lois. Embora Clark e Lois tenham criado Chistopher como filho deles, o próprio garoto se aprisiona na Zona para deter Zod caso ele tente conquistar o mundo de novo.