domingo, 14 de julho de 2013

"O Homem de Aço" - Minhas primeiras impressões


Fui ao shopping hoje [14/07/2013] com minha noiva linda, Aline, e assistimos o filme no cinema! (Era para vermos no próximo fim de semana, mas não aguentei esperar rsrs) Depois de quase 1 hora na fila para comprar os ingressos, conseguimos os tão disputados ingressos!
Quase que tivemos uma situação desagradável dentro da sala: os corredores e cadeiras são todas numeradas. Escolhemos a fila G, poltronas 11 e 12. Porem, havia alguém sentado na cadeira 12 e eu, como fã do Superman e ansioso para assistir esse filme, tava me segurando pra não partir pra ignorância, mas graças a Deus, acabou tudo se resolvendo numa boa.

Bem, depois desse "prologo", vamos ao filme em si... [CUIDADO! TEM SPOILERS!]

Que introdução foi aquela em Krypton? Fiquei com os olhos arregalados e vibrando com aquela sequencia de cenas, apresentando uma Krypton totalmente remodelada, meio futurista, meio medieval. Cenários e efeitos espetaculares! E Jor-El? Cara, simplesmente demais ele partindo pra ação, batendo nos soldados e ainda vencendo no mano a mano com Zod! Curti pra caramba! Russel Crowe estava muito bem e foi incrível ver uma versão mais heroica do personagem!

Pula pra muitos anos depois, Clark na Terra e vagando por ai, sob nomes falsos, trabalhando em serviços diferentes (pescador, garçom, etc) e salvando pessoas, tudo entrecortado entre os flashbacks, que vão desde sua infância ate a fase adulta.

Bem, nessa parte....confesso que não achei das melhores. Acho que, se queriam apresentar o personagem ao novo publico, deveriam ter contado tudo, desde pequeno descobrindo seus poderes, salvando pessoas ate chegar aquele momento da vida dele - sem ter de usar flashbacks para isso. Confesso que, pra mim, isso atrapalhou um pouco a narrativa. Mas, com certeza, a cena mais emocionante destes, é no tornado, quando Jonathan Kent (Kevin Costner) se sacrifica para proteger o segredo de Clark, e este assiste o pai adotivo morrer, sem fazer nada. Nesse momento, eu achei ESSA familia Kent muito fria. Tanto Jonathan e Martha eu achei meio secos nesse filme. E Clark, anos mais tarde, lembrando a morte do pai com certa conformidade e frieza.... achei muito estranho. O Clark de "Smallville", por exemplo, jamais aceitaria o sacrifício do pai e o teria salvo.


Outra coisa que não curti muito foi Lois já saber do segredo dele desde o inicio! Isso foi algo que eu não curti em "Smallville", quando Lois descobriu a identidade dele, antes mesmo de se tornar o Superman - e aqui, eles repetiram isso.
*Alias, como tem atores coadjuvantes de "Smallville" no filme! Alem de Amy Adams (que foi uma afetada por meteoro comedora-de-gente na 1ª temporada da serie, e aqui é a mais nova Lois Lane), Alessandro Juliani (o ator que fazia Dr. Hamilton na serie - aqui, um militar) e Mackenzie Gray (o clone de Lex Luthor em 10x01 "Lazarus" - aqui, o kryptoniano Jax-Ur), tem também David Paetkau (que interpretou o Oficial Danny Turpin no episódio 8x12 "Bulletproof" de "Smallville", mas que já havia participado do episódio 1x03 "Hothead" como Trevor Chapell) - aqui ele faz um militar da sala de controle (e é ele quem fala "Superman" pela primeira vez no filme).
alem daquele guarda-costas da Tess Mercer na 8ª e 9ª temporadas. Aquela atriz também que, se não me engano, fez a vendedora de doces em "Persuasion", da 9ª temporada (no filme, como a garçonete no bar onde Clark trabalhou).
Também David Lewis (ator que foi o Dr. Marcus em 2x22 "Calling" e mais tarde o joalheiro sequestrador-de-casais do episódio 8x05 "Committed" na série "Smallville"). Não recordo exatamente o papel dele no filme.
E, por ultimo, Tahmoh Penikket, que participou de "Smallville" em 3 episódios (a primeira aparição foi no episódio 3x15 "Ressurection", interpretando Vince Davis; e depois retornou na 6ª temporada nos episódios 6x19 "Nemesis" e 6x21 "Prototype", interpretando o soldado morto-ciborgue Wes Keenan) - aqui, ele é um dos agentes que recebe Lois no Ártico.
(Acho que tem mais alguém ainda, mas no momento não to lembrando).

Bem, falei dos pontos negativos que me incomodaram, mas não pensem que não gostei do filme. Gostei sim. As cenas de ação são espetaculares! Tanto as de Krypton, quanto na Terra, com Superman caindo no braço com os kryptonianos e, principalmente, a luta final entre Superman e Zod.
(Aquela cena em que Zod ameaça Martha, e o Superman surge voando velozmente, arrastando o vilão e soqueando-o sem parar na cabeça, enquanto grita "Você acha que pode atacar a minha mãe?" - eu me arrepiei, coração foi a mil e, na minha cabeça, eu dizia "UOOOOW! ESSE é o Superman!"

Ainda estou digerindo o filme.... É tudo bem corrido e, se você piscar, pode ate perder algum detalhe, mas o filme é muito bom!
A verdade é que fizeram muitas mudanças em relação ao material original, algumas coisas no filme eu ainda não consegui engolir - e talvez nem consiga (como, se a nave com todos os kryptonianos explodiu ou sumiu, sei la, não entendi direito o que foi aquilo, porque SÓ e JUSTAMENTE SÓ o Zod escapou? Coincidência? Ou furo mesmo? Bem, tinha que ter uma luta final, não é? rsrs

O confronto final entre eles ficou muito show, principalmente nas cenas em que eles lutam sobrevoando os prédios de Metropolis a noite. E sobre o final polemico... ele tentou, tentou mesmo, insistiu para que Zod parasse com aquela insanidade. Não houve jeito! Era uma questão de vida ou morte. Sem outra alternativa. Ele fez o que era preciso. Isso não o diminuiu ou descaracterizou em nada, no meu ponto de vista.

O HOMEM DE AÇO é.... "diferente". Diferente de tudo que conhecemos do Superman. É um novo começo. Uma adaptação nova e diferente, assim como tantas nos quadrinhos e ate em "Smallville" foi. Como eu disse, ainda estou digerindo, preciso colocar o que vi em seus devidos lugares. Não sei dizer se foi o melhor filme do Superman, se depender das cenas de ação, sim! Mas, com certeza, é melhor que "Superman III" e "Superman - O Retorno".

E....a verdade é que, se eu pudesse, eu assistiria o filme de novo, AGORA!

Ate minha noiva, que não é muito chegada em filmes de super-heróis (ela gosta dos filmes do Homem-Aranha), disse que gostou bastante e já queria saber quando vai ter a continuação e que acha que esta virando fã do Superman também (como eu amo ela! ♥)

OUTROS PONTOS A COMENTAR:

* Não vi referencia nenhuma a Lex Luthor! Disseram que ele seria mencionado, da mesma forma que Norman Osborn foi em "O Espetacular Homem-Aranha". Ou cortaram isso, ou quem disse isso tava 'viajando'.

* Sobre os easter-eggs, confesso que não vi quase nenhum! Talvez por passarem rápidos demais, ou eu estar tão concentrado na ação, que acabei ignorando isso. Não vi o tal letreiro da LexCorp. Eu aaaaaacho que vi o "W" (de Wayne Interprises) no satélite, mas com muuuuita forçação de barra!
Só vi mesmo foi a placa "Sullivan" num prédio em Smallville.

* Eu não podia deixar de comentar isso............... Se em "Smallville" Clark levou a serie inteira (10 anos) para se tornar o Superman, em "O Homem de Aço" o Superman levou o filme inteiro para se tornar 'Clark Kent'! rsrs

* CHEGA LOGO EM DVD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: