Pistoleiro (Deadshot,no original) é o codinome de Floyd Lawton, um supervilão do Universo DC e um inimigo do Batman. Ele apareceu pela primeira vez em Batman # 59 (Junho/Julho de 1950) e foi criado por Bob Kane, Vern David Reed e Lew Schwartz.
O IGN o listou como classificação #43 no Top 100 Comic Book Villains Of All Time (Top 100 Maiores Vilões de Quadrinhos de Todos os Tempos).
História
No Universo DC, Pistoleiro é um mero assassino de aluguel, contratado pelos vilões para matar seus inimigos. Inicialmente surgiu em Gotham City como um vigilante, mas foi revelado que na verdade era um criminoso quando tentou assumir o lugar de Batman. Quando seu plano deu errado, ele tentou ser um chefão do crime. O Comissário Gordon descobriu seus interesses, e ele acabou sendo preso. Recentemente, foi recrutado por Amanda Waller para fazer parte do Esquadrão Suicida, junto com o Capitão Bumerangue, Plastique e outros supervilões que estavam à serviço do governo. Numa das missões do Esquadrão, o filho de Floyd foi raptado, estuprado e assassinado por um pedófilo, com quem mais tarde Floyd reencontraria e mataria. Provavelmente seu traço mais característico é o de querer morrer em grande estilo: enquanto ele não cometer suicídio, ele simplesmente não se importa se vai morrer.
Habilidades
Pistoleiro tem uma enorme habilidade para lidar com armas de todos os tipos, sejam elas armas brancas (facas, espadas, canivetes) ou de fogo (revólver, espingarda, metralhadora).
Esquadrão Suicida
Ele foi uma figura importante no Esquadrão Suicida em suas últimas duas encarnações, onde suas habilidades como atirador e seu desprezo pela vida humana servem muito mais aos objetivos do grupo.
Provavelmente a sua característica mais determinante é o desejo de morrer de forma espetacular, sendo esta a sua principal motivação para a adesão aoEsquadrão. Ele sente que não tem razão para continuar vivendo, e, enquanto ele não quer cometer suicídio, ele simplesmente não se importa se ele morre. Várias razões foram citadas para isso, mas o segmento mais comum nelas é o ódiopeculiar de seus pais um para o outro, tanto que a mãe de Lawton tentou contratar os seus filhos para matarem seu pai. No minissérie Pistoleiro, é explicado que Floyd idolatra seu irmão, a quem sua mãe convence a matar seu pai. Mas Floyd, querendo salvar seu irmão de um futuro sombrio, toma o rifle da mão de seu irmão. Ele está sentado no galho de uma árvore quando este se rompe e Floyd dispara acidentalmente na cabeça de seu irmão. Sem querer matar o irmão, ele gosta de salvar o pai que ele odeia.
Pistoleiro quase conseguiu seu desejo de morrer quando ele enfrenta um senador que está a ameaçar expor o Esquadrão Suicida para o mundo. Tendo sido ordenado a parar o seu superior imediato, Rick Flag, de assassinar o senador, ele próprio mata o senador, citando suas ordens como "Impeça Flag de matar o senador. Exatamente isso." Após isso, o Pistoleiro é "morto" a tiros pela polícia nos próprios degraus do Memorial Lincoln. Ele sobrevive suas feridas, para continuar com o Esquadrão.
O uniforme de Lawton é roubado por um funcionário do aeroporto, que a usa para cometer crimes e assassinatos. Lawton é forçado a matar o homem com uma bala na cabeça. Com sua "imagem" afetada por um tempo, ele nem sequer repara o furo em seu próprio uniforme. Embora o processo tenha sido perdido, Lawton ameaçou matar o homem que ele achava que tinha sido responsável, seu companheiro de equipe, Capitão Bumerangue.
Durante sua última missão para o Esquadrão Suicida, Conde Vertigo pergunta ao Pistoleiro se ele iria matá-lo, se solicitado. Pistoleiro concorda e os dois vão para uma área isolada para a decisão. Vertigo declina, uma decisão aceita pelo Pistoleiro sem discussão.
Depois de ter sido afetado pela entidade sobrenatural entidade Neron durante o enredo de Underworld Unleashed, Pistoleiro decide assassinar uma classe do jardim de infância através de uma grande explosão. A Liga da Justiça o impede, no entanto.
Nessa época, Pistoleiro viajou ao exterior para matar o Papa. A Mulher-Maravilha o deteve no último minuto.
Sexteto Secreto
Pistoleiro é destaque na história em quadrinhos Crise Infinita, na subtrama Vilões Unidos.
Com roteiros de Gail Simone e arte de Dale Eaglesham e Val Semeiks, Vilões Unidos é uma mini-série em seis edições e faz parte do evento Contagem Regressiva para a Crise Infinita, e mostra os vilões do Universo DC unidos contra os heróis em retaliação aos eventos de Crise de Identidade, quando a Liga da Justiça fez lavagem cerebral no Doutor Luz e outros personagens. Formam, assim, a nova Sociedade Secreta de Super-Vilões, com Lex Luthor no comando.
O Sexteto Secreto (formado por Homem-Gato, Lince, Pistoleiro, Escândalo, Boneco de Pano e Parademônio) surgiu como rival da Sociedade Secreta dos Super-Vilões, já que Luthor havia oferecido uma recompensa maior para quem se comprometesse com a equipe e uma punição severa para quem não aceitasse a adesão.
Ao Pistoleiro é oferecida a recompensa de governar a América do Norte, no entanto, como ele recusou, sua puniçãofoi a destruição do bairro em que sua filha e sua mãe vivem. Durante a série, Lince trai o grupo e Parademônio morreNo final da mini-série, o conflito termina em impasse e o status do Pistoleiro permanece praticamente inalterado a partir do final de sua segunda mini-série. Ele continua sendo uma parte do Sexteto Secreto e é mostrado ter atingido uma relutante amizade com um outro membro, o Homem-Gato. Sua parte do pagamento para o trabalho como mercenário do Sexteto é enviado na íntegra para sua filha e sua mãe. Depois do fim do Sexteto, ele voltou para o Esquadrão Suicida.
Aparições em outras mídias
Pistoleiro fez participações nos dois desenhos estrelados pela Liga da Justiça: Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites. Em Liga da Justiça, Floyd é contatado por Orm Marius para matar Aquaman, para que Orm se torne o novo soberano de Atlântida. Ele é detido pela Liga e é forçado a contar todo o plano de Orm. Em Liga da Justiça Sem Limites, Floyd é membro do Esquadrão Suicida, que, no desenho, é formado por ele, Capitão Bumerangue, Plastique e Rei Relógio. Eles fazem parte do Projeto Cadmus. Uma nova versão surgem em Batman: Cavaleiros de Gotham, minissérie em desenho que faz a ponte entre Batman Begins e Batman - O Cavaleiro das Trevas, onde é contratado por um membro da Máfia para assassinar o Comissário Gordon.
Pistoleiro também aparece no início do roteiro (não-utilizado) de Kevin Smith para o (não-filmado) Superman Lives como o líder de um grupo de mercenários que acabam detidos pelo Superman durante uma tentativa de assassinato a um senador.
Pistoleiro fez uma aparição (sem fala) em Superman/Batman: Inimigos Públicos. Ele está entre os vilões que tentam capturar Superman e Batman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário