sexta-feira, 8 de outubro de 2010

[Dossiê] G. Gordon Godfrey/ Glorioso Godfrey

Glorioso Godfrey é um vilão da DC Comics, criado por Jack Kirby, originalmente como parte de O Quarto Mundo, série de histórias em quadrinhos no início de 1970. Ele apareceu pela primeira vez em Forever People vol. 1 #3 (junho 1971).

Godfrey tem uma irmã chamada Amazing Grace, que também é membro da elite de Darkseid. Ambos os irmãos têm poderes semelhantes. Considerando que a especialidade de Amazing Grace é manipulação, Godfrey é a persuasão.

Godfrey permaneceu um caráter relativamente sem importância até 1986 (ele tinha um total de 3 aparições em mais de uma década e meia), quando o primeiro crossover desde a "Crise nas Infinitas Terras", "Lendas" foi publicado. Nele, Darkseid tenta privar o mundo de seus heróis, não só porque eles não seriam eficazes contra Darkseid, mas também na esperança de que os povos da Terra se entregariam voluntariamente ao seu governo.


A primeira fase do plano consiste simplesmente de criação de imensas quantidades de danos colaterais, enviando as criaturas da Terra para lutar contra os super-heróis. O público começa a ressentir-se dos heróis e, portanto, Darkseid começa a segunda fase do seu plano, enviando o mestre manipulador Glorioso Godfrey para a Terra.

Assumindo a identidade de G. Gordon Godfrey, (uma brincadeira com o nome de G. Gordon Liddy), ele inicia uma campanha de ódio para com os super-heróis que se revela muito eficaz, irritar o público, levando a uma decisão presidencial que proíba qualquer super-heróis de entrarem em ação. A fase final do plano, consiste nos Apokoliptian, criaturas cibernéticas que estão ligados aos anfitriões humanos, para que Godfrey é capaz de encontrar uma grande quantidade de "voluntários" entre seu público hipnotizado. Ele leva seus monstros para Washington DC, só para ser confrontado por um grupo de heróis reunidos.

Os heróis são capazes de derrotar o Warhounds e salvar o público, e Godfrey faz uma última manobra, onde ele tenta roubar o capacete do Dr. Destino, na esperança de obter o seu incrível poder. Em vez disso, o capacete manipula Godfrey, deixando-o nada mais do que uma concha vazia que é enviado para a prisão do Belle Reve, onde viria a ser atormentados pelas Fúrias Femininas sob a ordem de Darkseid.

Godfrey posteriormente fez uma breve aparição em assembléias de todos os Deuses Apokoliptian.

Em outras mídias

Uma versão diferente do Glorioso Godfrey apareceu na série animada Liga da Justiça. No episódio de duas partes "Eclipse", "Glorioso" G. Gordon Godfrey (dublado por Enrico Colantoni) é o anfitrião de um "talk show" sensacionalista que ele usa para atacar a credibilidade da Liga da Justiça. Não é revelado se ele está conectado com Darkseid ou tem seu poder de persuasão, parece que ele é apenas um ser humano normal. Após o sucesso da Liga da Justiça em impediu a destruição do sol, seus patrocinadores derrubam sua rede, mudando seu programa para as quatro horas da manhã.

Em um ponto em seu talk show, Godfrey segura um livro chamado "The Innocent Seduced" (O Inocente Seduzido) e refere-se ao seu autor, Dr. Frederic. Esta é uma referência para "Seduction of the Innocent" (Sedução de um Inocente), um livro real escrito por Fredric Wertham , que teve grande influência durante a década de 1950 e acusou os quadrinhos de corromper menores.

Esta versão do Godfrey tinha cabelos loiros, em vez de laranja a versão quadrinhos.

Godfrey aparece na 10ª temporada de Smallville como um dos asseclas de Darkseid, ao lado de Vovó Bondade e Desaad. Godfrey será interpretado pelo ator Michael Daingerfield. Ele foi ouvido no rádio de Cat Grant, semana passada, em "Shield" e irá fazer uma aparição real HOJE no episódio "Supergirl".

Um comentário:

mrhide disse...

po cara nada haver esse cara como personagem da HQ