sábado, 31 de janeiro de 2009
[Review] Smallville 8.13 # Power
Em primeiro lugar, quero parabenizar a atriz Allison Mack (Chloe). Eu não poderia deixar de citar aqui a primeira investida da atriz como diretora de um episódio de "Smallville". Confesso que, devido à sua personagem Chloe já estar desgastada, sem um pingo de utilidade na série, e por episódios que focam nela serem fracos (como o inútil 8x09 "Abyss"), DUVIDEI que Allison fosse capaz de realizar de um bom trabalho. Cheguei a pensar que seria mais uma besteirinha envolvendo a melhor amiga (e inexistente nos quadrinhos) de Clark Kent. Mas não. O episódio todo foi centrado em Lana Lang, e em tudo o que ela passou e fez desde sua saída no final da 7ª temporada. E além disso, tivemos uma produção impecável. Com tomadas de cenas espetaculares. Cenas como a van percorrendo a estrada (numa tomada excelene), a cena em que Lana arremessa o cara lá dentro da van, a cena quando Lana desce da van e entra num local abandonado, a cena final no terraço.......foram tomadas dignas de cenas de cinema!
Quando vi aquilo, lembrei de 3x01 Exile, na cena em que Clark (infectado pela kryptonita vermelha) sai de dentro do banco, a polícia se aproxima e ele usa a visão de calor........cena clara de cinema!
Parabéns, Allison! Sua personagem (Chloe) não tem mais moral na história.....mas a atriz...ah, essa eu quero ver dirigindo mais episódios!
Bem, o episódio já começa com uma cena interessante. Num laboratório, cercado por outros cientistas, o Dr. Groll (he is back!) supervisiona uma nova experiência que, segundo ele, é a chave que mantêm Lex Luthor vivo e pode restaurar sua condição física, mas quem vemos de cobaia dentro de uma tanque imerso em água e coberto de fogo é...Lana Lang.
A seguir, talvez a cena mais interessante do episódio: Clark confessando à Chloe que Lana é um estorvo em sua vida! Isso mesmo.
Chloe chega na casa dos Kent e se depara com Clark assistindo o vídeo de deespedida da Lana. Clark afirma que precisava relembrar o motivo pelo qual Lana o deixou e era pra que cumprisse seu destino sem que houvesse algo para atrapalhá-lo. Clark revela à amiga que, na noite passada, ele e Lana acabaram se beijando e confessa que foi um ato inpensado, pois não pode se deixar envolver de novo, já que desde que Lana havia partido, sua vida tomou um novo rumo e ele finalmente decidiu arcar responsabilidades, cumprir com seu destino e usar seus superpoderes para salvar as pessoas, e que, com Lana por perto, ele teme que sinta perdido e jogue tudo por água abaixo.
Após isso, ele decide ir falar com Lana, mas ao chegar no apartamento dela, encontra tudo revirado e se depara com Tess, que aparentemente se mostra uma aliada contando-lhe que, graças a Lana, ela percebeu o 'monstro' que era Lex Luthor e confesa que Lex está vivo e pode ter sido o responsável pelo sequestro de Lana. Ela revela-lhe tudo o que aconteceu com Lana desde sua partida (no final da 7ª temporada, em 7x20 "Arctic").
Após a recuperação do coma imposto por Brainiac, Lana foi interceptada por agentes de Lex, que obrigaram-na a gravar um vídeo se despedindo de Clark e eexigindo que ele não a seguisse. A seguir, a levaram contida numa van (numa das melhores sequências de cenas da série!). Como já citei acima, Lana consegue reverter a situação e escapar. A seguir, ela se esconde e corta os seus cabelos para parecer mais discreta. (Pra quem não sabe, a atriz Kristin Kreuk realmente cortou os cabelos, logo após sua saída da série, no final da 7ª temporada).
Lana está decidida a forjar seu próprio destino e tem planos audaciosos para isso. Ela localiza um ex-treinador de soldados e fuzileiros e convence-o a treiná-la para torná-la mais forte e então estar preparada para alcançar seu onjetivo: adquirir o pode(literalmente)! Sua preparação vai desde a mergulhar fundo numa banheira repleta de gelo até levantar um peso sob uma fornalha com os punhos. Algum tempo depois, já preparada, ela agradece seus instrutor e mais uma vez incita que pretende adquir poderes especiais para varrer a escória desse mundo, numa missão de auto-conhecimento e destino próprio.
Após tudo isso, Clark descobre a localização do mentor de Lana e vai até ele. O mesmo está trabalhando como segurança na mansão Luthor e revela a Clark que após ouvir Lana, decidiu se juntar à causa dela e infiltrar-se em terreno inimigo para adquirir informações e repassar a Lana. É aí que Clark percebe a real intenção de Lana: não se trata de fazer justiça ou o bem maior, mas sim de vingança contra Lex.
E, pra piorar, Clark descobre que Chloe esteve mentindo pra ele esse tempo todo. Durante os sete meses de ausência de Lana, Chloe teve contato com ela e escondeu isso dele.
Enquanto isso, Tess descobre que Regan, o antigo assistente de Lex (7x19 "Quest", 7x20 "Arctic" e 8x01 "Odyssey") que era dado como desaparecido está vivo e, num encontro secreto, exige que ele lhe entregue a tecnologia usada por Lex para que possa ser destruída.
Esse momento dá continuidade a uma das cenas mais importantes do episódio.
Ao se encontrarem novamente, Regan está com uma arma e ameaça matar Tess, que, por instinto, resolve se defender e ataca-o, causando-lhe sua morte, de maneira fria e incalculável, para espanto da própria Tess. E aí, percebemos o quanto Tess já foi influenciada pela maldade de Lex e, após derramar uma lágrima, a mesma se recompõe e faz uma olhar frio, provando ser uma personagem trágica e vítima do seu próprio medo e ódio. Tão trágica quanto foi a ascenção de Lex Luthor - de garoto traumático - a um vilão frio e vingativo. Parabéns aos produtores, roteiristas e a Cassidy Freeman, que, finalmente, mostrou a que sua personagem veio!
Clark e Chloe descobrem um vídeo de Lana, fazendo contato com o Dr. Groll. A dupla, então, tem conhecimento sobre um experimento que tem ligação com o antigo Projeto Ares (da 6ª temporada), denominado Prometeus. Trata-se de um traje especial forjado a partir de DNA alienígena e o mesmo, não só restaurará a saúde e condicionamento físico de Lex, mas lhe dará poderes especiais! E adivinhem: Lana quer esse poder para ela e convence o cientista de que Lex mataria bilhões de pessoas e, estando ela com o traje, poderia evitar isso e ainda deter a ameaça de Lex.
Enquanto isso, o instinto e a sede de justiça/vingança de Tess não tem fim. Ela invade o laboratório secreto, nocauteia um dos cientistas e ameaça matar o Dr. Groll com uma arma. Ela está disposta a acabar com a última chance de Lex, destrundo a experiência, mas então descobre que é Lana quem está dentro do tanque e, se ela atirar no tanque, Lana morrerá junto. A vilã exista por um instante e, então, decide sacrificar a vida de Lana junto com a experiência. Dr. Groll ainda tenta impedi-la, mas é jogado ao chão e, nisso, Tess aponta-lhe a arma e dispara.
Nesse instante, Clark chega supervelozmente, mas antes que possa fazer algo, para sua surpresa, Lana salta de dentro do tanque, apanha a bala e empurra Tess e a seguir vê Clark e sorri de uma forma ingênua e inocente para ele (isso tudo mostrado em câmera lenta) e depois foge supervelozmente, deixando Clark pasmo.
Na cena seguinte, Tess retorna à mansão e se depara com Lana queimando alguns arquivos confidenciais na lareira. Tess tenta se safar dizendo que não sabia que Lana estava naquele tanque, mas a nova 'super-moça' garante que ela sabia sim, mas assegura-a de que não está ali para fazer-lhe mal e sim, como amiga, aconselhá-la sobre o que a influência de um Luthor pode causar na sua vida e que o ódio pode facilmente consumi-la e torná-la igual a Lex.
Aqui percebemos um modo estranho de Lana de falar e agir. Sua personagem demonstra um grande entusiasmo em ter os superpoderes, ao mesmo tempo em que tenta passar uma imagem de moça certinha e destinada a fazer o bem. Dá-se a impressão de um certo desvirtuamento de mentalidade.
O que se comprova na cena seguinte: Clark chega mais cedo no trabalho e, de repente, ouve a voz de Lana o chamando, através da sua mega-audição. Ela pede que ele vá ao terraço do Planeta Diário e, imediatamente, o jovem kryptoniano chega lá e vai logo avisando Lana de que é muito perigoso para ele ter esses poderes e que ambos já passaram por uma experiência desagradável assim antes e não acabou bem (7x07 Wrath).
Lana afirma que desta vez ela está pronta pra isso e grante que agora eles são iguais e que podem juntos usar suas habilidades para tornar o mundo um lugar melhor.
Percebe-se claramente que Lana está sofrendo de um distúrbio mental. Sua euforia em ser a 'menina superpoderosa' somada ao fato de insistir desesperadamente numa relação com Clark (tal qual Alicia Baker e seu "somos especiais, nascemos um para o outro").
Até aqui vimos a determinação de Clark em negar uma nova chance, visto todas as tentativas anteriores frustradas e que seus destinos podem ser diferentes. É, realmente, ele amadureceu nessa temporada. Mas, logo o garotão cai na conversa de Lana e ambos se beijam numa cena muito bem filmada no terraço do Planeta Diário que dá vista ao nascer do sol. Uma bela cena, mas inadequada para o casal, uma vez que esse romance melado de Clark-Lana já deu o que tinha de dar há muito tempo e essa cena seria justa e merecida compartilhada com Lois Lane, numa referência aos quadrinhos. Não foi o que aconteceu! Mancada e ponto negativo para os produtores e o roteirista responsável pelo episódio! Há apenas um episódio do desfecho de Lana na série, fica difícil dar um fim ao romance Clana e dar provar que o futuro Superman virou a página e está pronto para Clois.
[NOTA 8,5]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário