domingo, 12 de dezembro de 2010
[Review] 10x11 "Icarus"
Enfim, chegamos a um dos episódios mais aguardados desta temporada, que culminantemente encerrou a primeira metade da última temporada. Mesclando romance, drama, tensão e ação, o episódio foi...satisfatório.
A participação dos heróis da LJA e SJA vem enriquecendo esta temporada, sendo os melhores episódios desta, protagonizados pelos vigilantes. E Slade voltou, agora muito mais perigoso!
"Icarus" usou bem da mito por trás desse título, com uma cena grandiosa que acabou com a despedida de um dos heróis e personagens mais queridos dessa série.
O ARV (Ato de Registro dos Vigilantes) está cada vez mais tenso, atingindo um nível de fúria descomunal nos cidadãos, que passam a agir como animais. Eu só havia visto algo assim nas minisséries em quadrinhos "Lendas" (da DC) e "Guerra Civil" (da Marvel).
Para a alegria dos cloisers de plantão, o episódio já começou com uma das cenas mais aguardadas: o pedido de casamento. Mesmo nervoso, porém decidido, Clark preparou uma surpresa para a amada e, de joelhos, tomou uma das decisões mais importantes da sua vida, uma das que vai de encontro ao seu futuro mitológico. E a resposta de Lois não poderia ser outra: "Sim".
A festa-surpresa, organizada por Tess, na Torre de Vigilância, também foi bem legal. Com os heróis reunidos (entre eles, Carter Hall e Courtney), vimos pela 1ª vez uma cena bem "família" entre os heróis, algo que Courtney já havia comentado em "Absolute Justice", na época da Sociedade da Justiça, quando todos os heróis e seus cônjuges se reuniam. Um destaque na cena foi Clark pedindo a Oliver para ser seu padrinho de casamento por toda sua amizade e apoio nos bons e maus momentos, pedido que o playboy foragido ficou lisongeado em aceitar.
Mas foi ao fim da festa que os problemas começaram. Ao voltar para casa, a noite, a pé, Oliver testemunhou um ladrão assaltando uma mulher e, imediatamente, seu instinto heróico o fez entrar em ação. Mesmo não estando uniformizado, Oliver salvou a jovem e correu atrás do bandido, jogando-se por cima dele. Para seu azar, alguns cidadãos que estavam ali viram a ação e, quando o homem mentiu que ele o atacara por nada, a população foi para cima do herói, golpeando-o, empurrando-o e batendo-o. Por sorte, Carter e Courtney chegaram antes que Oliver fosse morto e afastaram os cidadãos ensandecidos e desapareceram com o bastão mágico de Courtney.
Com o acontecido, a opressão em cima dos vigilantes aumentou, ganhando proporções extremas, com agentes especiais invadindo o escritório de Oliver e a Fazenda Kent, e levando Lois, Dr. Emil e Tess sob custódia. Reunidos na Torre de Vigilância, Clark foi informado sobre o que havia e o que estava acontecendo. Mediante a tudo isso, o futuro Superman tomou uma decisão difícil, porém necessária e sábia: desativar a Torre de Vigilância. Essa cena ficou muito "Liga da Justiça". Genial!
Nos interrogatórios individuais, a oficial deixou claro que o Exército conhece as verdadeiras identidades dos vigilantes, o que me faz perguntar: porque o Exército não divulga a notícia para a população? Ou como ficará a vida de Oliver, ao final da série, com todos sabendo seu segredo? O que será de Clark? Vai se revelar ao mundo como Clark ou Superman? Todos saberão sua dupla identidade ou só o exército? Provavelmente, só saberemos as respostas para essas perguntas no último episódio da série.
Quando Lois é raptada por Slade, os heróis voltam a se unir para detê-lo. Com uma entrada triunfal, o Gavião-Negro invade o prédio e ali mesmo, em frente a Lois, começa a travar um duelo feroz com Slade, cada um com a sua arma. No entanto (e como eu suspeitava) o herói acaba atravessado pela espada do vilão, mas não sem antes de morrer, salvar a vida daquela que completará o destino de Clark Kent. Com uma explosão causada, Lois é arremessada para fora do prédio. A cena de Lois caindo e Carter, com as asas em chamas, voando em sua direção para salvá-la, é uma das melhores da temporada e, por que não, de toda a série. Agora entendem o sentido do título "Icarus"? Foi uma referência mais que perfeita. E pra confirmar a metáfora, prestes a escapar, Slade é confrontado por Clark e fala de seu plano que visava causar a sua queda devido ao seu orgulho (como o personagem Ícaro, da mitologia grega) e, no fim, a alusão se mostrou mais simbólica e literal do que ele imaginava. Ao ouvir que seus amigos estão mortos, Clark percebe que Slade não tem salvação e o prende na Zona Fantasma com o cristal.
Antes de morrer, Carter entrega Lois viva para os braços de Clark e profere palavras de encorajamento para o kryptoniano, que, agora, mais que nunca, é o líder absoluto da equipe (o que já ficou claro em "Salvation" e neste episódio ao decidir desativar a Torre).
Mas certamente a cena que mexeu com os fãs, em geral, o foi o velório/enterro de Carter num antigo templo no Egito. Bem produzida, a cena contou com todos os heróis da LJA reunidos na despedida. Figurantes foram usados para "interpretarem" Flash, Zatanna, Aquaman, Cyborgue e John Jones (que apareceram somente em partes - nunca sendo mostrado os rostos). Ali também vimos que cada vez as palavras do Dr. Destino se concretizam: "Lois Lane é a chave". O fato dela estar presente nesta cena, mostra a importância que ela tem ao lado de Clark na LJA. E é ela que vê aquele estranho objeto triangular surgir na areia e se abrir, liberando uma onda de luz no local, que, quando se esvai, deixa a todos ali presentes desacordados no chão. Sem sabermos o que é e o que causou, o episódio se encerra, deixando este intrigante mistério no ar - enquanto nós, pobres mortais, teremos de esperar pelas respostas até janeiro do ano que vem!
Antes de encerrar, quero deixar registrado as breves aparições de Cat Grant e Chloe Sullivan no episódio. Enquanto a intrometida Cat ganha cada vez mais minha simpatia (torço pra ela aparecer mais vezes), a outra loirinha foi vista apenas num flashback de Lois. Uma aparição, na minha opinião, desnecessária. Se era para falar que Lana não estava destinada a ficar com Clark, isso todo mundo já sabe (sei até de muitos clanas que já se conformaram com isso!). Então, se era apenas para mostrar a personagem de relance e dar um gostinho para os fãs dela, volto a dizer que contribuiu em nada para o episódio.
Enfim, a série volta só em 28 de janeiro de 2011. Até lá, fiquem de olho no blog, pois estamos preparando muitas matérias para discontraí-los até lá! Uma ótima semana para todos e "bom" hiatus! ;D
NOTA 5/5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
gostei muito do seu texto;tb achei desnecessário a cena de clhoe;
o episódio achei o melhor depois de homecoming;gostei das cenas clois,do interrogatório;slade;dos heróis.
O grande destaque para mim foi o carter foi o grande herói do episódio e encerrou a sua história com uma bela despedida;primeiro a luta com slade,segundo a cena de lois caindo e ele salvando e suas sábias palavras para o clark .Eu já sabia que ele iria morrer pela dica em shield mesmo assim chorei com sua morte ;a cena final achei muito legal pq vários heróis estavam reunidos;foi bem marcante tb.
achei um episodio nota dez.
eu não entendi o seu critério de avaliaçao no seu blog
é de um a cinco a nota
ou de um a dez?
bjs
a nota é de um a cinco......
no trailer pro proximo episodio o Chloe aparece, mas n era pra ela voltar só em 13 beacon ?
o episodio foi exelente, o pedido foi lindo a chuva de petalas de rosas brancas e tudo tenhu q adimitir q quase chorei, alem disso muito bom otima participação de todos, todos foram muitos bons.
Pedro, é que com a aparição de Martha e Lionel, decidiram antecipar o retorno dela para "Collateral", caso contrário, não sobraria tempo pra ela no episódio rsrs
concordo pedro...concerteza as cenas iniciais de clois foram lindas, eu não chorei, mas fiquei muito feliz.
eu pensei q esse episódio teria muito mais ação, mas a luta do gavião negro contra o slade bastou pra mim...
e a cena onde o gavião negro salva lois...nossa, foi ótima! os produtores capricharam nessa cena...
ainda não sei se esse episódio foi um dos melhores da temporada(muitos ainda estão por vir), mas concerteza foi o que me deixou mais anciosa...afinal, só no dia 28 de janeiro saberemos sobre aquele triângulo branco e o que aconteceu com os heróis (até agora só sei q tiraram os poderes deles, mas quem fez isso?)
quando ele se transformar em Superhomen (de verdade) o que vai sobrar para ele enfrentar? O apocalipse já era (aparentemente ou podem ressuscita´-lo?)e o darkside também ou ele não vai enfrenta-lo no último episodio?
Bem... eu nao achei desnecessário a aparição de Chloe Sullivan. Na verdade, aquela cena foi um pouco antes da Chloe se entregar ao "Esquadrão Suicida" - uma despedida-, porque como a Chloe tornou-se a "Senhora Destino" ela ja sabia que o Clark pediria a Lois em casamento, por isso ela mandou o bilhete para a Lois marcando sua presença, sem mesmo antes da Lois falar para qualquer pessoa. Enfim, durante o flashback, quando a Chloe fala da Lana e do Clark, observem que ela fala " Lana nao estava DESTINADA ao Clark", ela usa o sentido em relaçao a destino, pois ela já conheçe o mesmo.
Também achei legal a aparição da Chloe.
Pelo visto a pedra vai tirar os poderes dos heróis e a Canário Negro vai salva-los.
Tudo perfeito!!! Tenso é esperar por 10x12 "Colateral" que estréia dia 28/01/2011, hehe. Mas eu espero com prazer, vale a pena depois de um belo episódio cheio de confronto entre justiça e vilanismo, descrença/fé da sociedade, destino e amor/noivado(show de bola, e ainda teve a cena da torre e a carta da Chloe)/romance, heroísmo e tbm teve aquela bela cena do funeral do Hawkman(que ensinou a Clark sobre o dever do heróis e dever do homem no amor
destinado(Clark/Lois), o equilíbrio destas duas coisas que devem coexistir, etc), que culminou com algo que não entendi, que é aquela pirâmide branca surgindo da areia, deixando todos desacordados. O que será?? Haha, só em janeiro saberemos algo, que ansiedade!!
Retorno da Chloe,uniforme/codinome Superman nas manchetes do Dailly Planet, óculos(10x14 "Mascarade"?? sugere disfarce...), vitória sobre a escuridão/Darkside/vilões, e o desenvolvimento/ casamento big day Clois(assim como está escrito na carta da Chloe, carta essa que vem com um colar de presente), todas essas coisas são grandes e vão acontecer até o final com certeza, cada uma.
Até a Cat Grant apareceu, só pra lembrar, dando umas tiradinhas de humor e mostrando alguns embates com sua colega repórter Lois.
ps: alguém faz idéia do porque do surgimento da pirâmide brance, sem levar em conta o efeito dela, mas o surgimento em si???
mayara o apocalipse morreu mas a cada morte ele evolui se torna mais forte
ele foi enterrado para coincidir com os quadrinhos onde ele saiu debaixo da terra para enfrentar o superman pela primeira vez:D
Concordo com vc na nota esperei
Mt pra ver esse episodio masi nw achei mt coisa...
e e vdd como vai fazer com as identidades secretas dos herois....pq desse jeito nw precisa nem de uniforme tds ja sabem quem sao eles....
e sobre o final do episodio...achei legal msm nw sendo os atores colocarem tds os herois na despedida do gaviao....
E como o raio atingiu tds os herois acho q no retorno tera q mostrar oq aconteceu com tds neh....Bart,zatanna e etc
falows
eu nao daria 5..achei q vc daria 5 no ep. passado...mas foi satisfatorio...mas tava esperando MAIS
gatitta,
Como eu expliquei ao final da resenha de "Luthor", só não dei nota 5 pro episódio porque não exploraram devidamente o Clark Luthor na nossa Terra.
E, "Icarus", por mais que eu não goste muito quando é outro herói, e não Clark, que tem o destaque no final, a sequência luta/salvamento do Gavião compensou.
Pessoal, me ajudem
No episódio Supergirl, se bem reparei, a Lois até que tentou saber qual o codinome da prima de Clark, Kara. Ela fez algumas tentativas, mas não pronunciou SUPERGIRL como eu esperava.
Contudo, quando estava assistindo ao episódio ICARUS, em determinado momento a Lois está lendo o jornal e aparecem as fotos dos vigilantes e seus respectivos codinomes, foi quando resolvi apertar o pause.
Quando dei por mim, lá estava a foto da Kara com o codinome SUPERGIRL muito claro.
Afinal de contas, quem deu o nome dela? O jornal? A lois? Ela mesma? O Darkside? rs
Brincadeiras a parte, se alguem puder esclarecer, agradeço!
boa observação MAXIMUS...
mas deve ter sido o jornal, ou ela mesma com infuência dos nomes que a lois deu...sei lá...
também quero saber, quem deu o nome de Supergirl para a Kara?
Postar um comentário